Aquecimento ambiente do sótão

Este Inverno não tem sido propriamente quente, e a temperatura das nossas habitações vai refletindo isso mesmo.

Nestas alturas da Primavera, mas também do Outono, diariamente sigo as previsões meteorológicas, no sentido de verificar as previsões dos dias seguintes. O objectivo é aproveitar os dias de maior calor, para armazenar esse calor, para os dias mais frescos que se seguem. Tal foi o caso do passado fim de semana, que serviu para ventilar a casa, mas sobretudo para a aquecer. Como nos próximos dias, a temperatura ambiente vai estar mais fresca, a casa manterá algum do calor armazenado.

O gráfico abaixo diz respeito às temperaturas do sótão, que é neste período do ano a mais fria da casa, mas com dados respeitantes ao fim de semana da Páscoa. A temperatura ambiente é dada pela linha a azul, enquanto a linha a vermelho refelecte a temperatura junto da janela.

No dia 4 de Abril, abri as janelas, e verificou-se uma subida substancial da temperatura interna, a azul. A temperatura junto da janela, a vermelho, tem uma variação muito mais semelhante à exterior, como já havíamos mostrado neste artigo.

Variações temperatura sótão

O que a imagem acima reflecte é que a subida da temperatura durante esse dia 4 terá representado uma subida global de cerca de um grau. Para chegar a essa conclusão, note-se na variação dos dias subsequentes, para ver qual seria o comportamente no dia 4, se não se tivessem aberto as janelas.

Obviamente, esta gestão só é desejável, quando nos dias seguintes se aproximam dias mais frescos, que o gráfico também evidencia. Mas, não tardará muito para que a gestão passe a ser a contrária. E aí o objectivo será que o calor não entre…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *