Armazenamento de calor em casa

Na passada Páscoa, passada no Norte, fiz uma experiência interessante. No dia da chegada, quinta-feira dia 17 de Abril, estava um calor significativo. Mas sabia pelas previsões do tempo do site meteo do IST que iria arrefecer significativamente!

Assim, quando cheguei, a casa foi aberta de par em par, para que o ar quentinho exterior entrasse. Como se pode ver na imagem abaixo, a temperatura nessa dia na sala da casa chegou a ultrapassar os 28ºC, mas depressa começou a baixar.

A descida foi interrompida nos dois dias seguintes por ligeiras subidas de temperatura, em função de algumas abertas solares, e também da actividade humana. Deu para chegar ao dia de Páscoa ainda com temperaturas amenas dentro de casa, apesar do frio instalado no exterior.

Esta estratégia de olhar para as previsões futuras da temperatura pode ter algum retorno em termos de conforto, e também em termos económicos. Se não tivesse aberto a casa no dia 17, provavelmente teríamos passado frio, e também muito provavelmente, teria que ter ligado o aquecimento…

Acumulação de calor, que foi desaparecendo...

Acumulação de calor, que foi desaparecendo…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Aquecimento ambiente do sótão » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *