Bi-horário vs tri-horário

Anteriormente, abordamos as tarifas simples, bi-horário e tri-horário, bem como discutimos as diferenças entre os ciclos diários e semanais. Agora, abordamos as vantagens, ou não, da adopção do tarifário tri-horário. Tal como na tarifa bi-horária, também a tarifa tri-horária tem um ciclo semanal e um ciclo diário.

Quando comparamos com os ciclos do bi-horário, verificamos que os horários de vazio são exactamente iguais, bem como as respectivas tarifas. Enquanto no bi-horário há ainda o horário fora de vazio, no tri-horário este divide-se em horário de Ponta e Cheias.

Enquanto no bi-horário a energia fora de vazio custa 0,1448€/kWh, no tri-horário as horas de ponta têm um custo de 0,1593€/kWh, enquanto as horas cheias têm um custo de 0,1373/kWh. Reparem que a diferença é maior entre a tarifa do bi-horário e a de ponta, com a tarifa de cheias a ter um diferencial que é apenas de metade.

No horário seguinte temos o exemplo do ciclo diário do tri-horário. Reparem que as horas de ponta se situam ao início da manhã, e entre o final da tarde e início da noite. Reparem igualmente na especificidade das diferenças entre o horário de Inverno e de Verão:

No ciclo semanal, visível abaixo, as horas de ponta verificam-se durante as manhãs de segunda a sexta, e entre o final da tarde e início da noite, isto durante o Inverno. No Verão, apenas há horas de ponta durante a manhã:

A escolha entre o bi-horário e o tri-horário é relativamente simples: se conseguir reduzir significativamente os seus consumos durante a hora de ponta, então o tarifário tri-horário poderá ser o melhor para si. Tenha todavia em atenção que essa não será uma boa solução para a grande maioria das famílias portuguesas…

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. pertendo os tarifarios

  2. peço por favor informação acerca da potência mínima para poder instalar contador trihórario.

  3. Segundo este documento da ERSE,
    http://www.erse.pt/pt/Simuladores/Documents/Pre%C3%A7osRef_BTN.pdf
    há tarifários tri-horário a partir dos 3.45kVA

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *