Tarifa Bi-horária

Notícias da passada sexta-feira, embora desmentidas, apontam para subidas muito significativas no preço da electricidade. A aposta na tarifa bi-horária é uma das formas mais rápidas de começar a poupar, depois da redução da potência dos contadores. Em tempos não muito distantes, a adopção da tarifa bi-horária exigia o pagamento de uma taxa fixa, pelo que nem sempre se beneficiava da sua adopção. Tal não é o caso hoje, compensando quase sempre a escolha da tarifa bi-horária, relativamente à tarifa simples.

Para beneficiar significativamente da tarifa bi-horária, é necessário que parte dos seus consumos sejam deslocados para os horários de vazio. Alguns são automáticos, como é o caso dos frigoríficos. Outros terão que ser programados. Se possui electrodomésticos que podem ser programados, como é o caso das máquinas de lavar roupa/loiça mais recentes, tal é uma tarefa fácil. Se não for o caso, essa deve ser uma característica a ter em conta numa futura aquisição. Outra opção é utilizar programadores temporais, mas tenha em atenção que nem todos os electrodomésticos se dão bem com estes programadores. Acresce que em muitas situações não é prática a sua utilização.

Recorde que o bi-horário não é uma panaceia. É sempre melhor não haver consumos, do que serem consumos em vazio. Tal é o caso de muitos consumos fantasmas, como são o caso dos transformadores e outros equipamentos eléctricos. Nestes últimos casos, estarem desligados é sempre a melhor opção!

Em tempos não muito distantes, a adopção da tarifa bi-horária exigia o pagamento de uma taxa fixa, pelo que nem sempre se beneficiava da sua adopção. Tal não é o caso hoje, compensando sempre a escolha da tarifa bi-horária, relativamente à tarifa simples. Há ainda a tarifa tri-horária, mas a sua justificação é mais complexa. As tarifas actualmente em vigor podem ser vistas nesta página da EDP:

Preço da energia activa
Período horário
EUR/kWh
Simples ≤ 2,3kVA
0,1027
Simples > 2,3 kVA
0,1326
Bi-horária
Horas fora de vazio
0,1448
Horas de vazio
0,0778
Tri-horária
Horas de ponta
0,1593
Horas de cheias
0,1373
Horas de vazio
0,0778
Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Eu poupei 5 % por mes mudando de operador!

  2. Também me vieram oferecer um novo operador de rede elétrica, mas recusavam-me enviar o texto do contrato sem que eu me comprometesse telefonicamente em assiná-lo, o que é inadmissível.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>