Tarifa Bi-horária

Notícias da passada sexta-feira, embora desmentidas, apontam para subidas muito significativas no preço da electricidade. A aposta na tarifa bi-horária é uma das formas mais rápidas de começar a poupar, depois da redução da potência dos contadores. Em tempos não muito distantes, a adopção da tarifa bi-horária exigia o pagamento de uma taxa fixa, pelo que nem sempre se beneficiava da sua adopção. Tal não é o caso hoje, compensando quase sempre a escolha da tarifa bi-horária, relativamente à tarifa simples.

Para beneficiar significativamente da tarifa bi-horária, é necessário que parte dos seus consumos sejam deslocados para os horários de vazio. Alguns são automáticos, como é o caso dos frigoríficos. Outros terão que ser programados. Se possui electrodomésticos que podem ser programados, como é o caso das máquinas de lavar roupa/loiça mais recentes, tal é uma tarefa fácil. Se não for o caso, essa deve ser uma característica a ter em conta numa futura aquisição. Outra opção é utilizar programadores temporais, mas tenha em atenção que nem todos os electrodomésticos se dão bem com estes programadores. Acresce que em muitas situações não é prática a sua utilização.

Recorde que o bi-horário não é uma panaceia. É sempre melhor não haver consumos, do que serem consumos em vazio. Tal é o caso de muitos consumos fantasmas, como são o caso dos transformadores e outros equipamentos eléctricos. Nestes últimos casos, estarem desligados é sempre a melhor opção!

Em tempos não muito distantes, a adopção da tarifa bi-horária exigia o pagamento de uma taxa fixa, pelo que nem sempre se beneficiava da sua adopção. Tal não é o caso hoje, compensando sempre a escolha da tarifa bi-horária, relativamente à tarifa simples. Há ainda a tarifa tri-horária, mas a sua justificação é mais complexa. As tarifas actualmente em vigor podem ser vistas nesta página da EDP:

Preço da energia activa
Período horário
EUR/kWh
Simples ≤ 2,3kVA
0,1027
Simples > 2,3 kVA
0,1326
Bi-horária
Horas fora de vazio
0,1448
Horas de vazio
0,0778
Tri-horária
Horas de ponta
0,1593
Horas de cheias
0,1373
Horas de vazio
0,0778

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. Eu poupei 5 % por mes mudando de operador!

  2. Também me vieram oferecer um novo operador de rede elétrica, mas recusavam-me enviar o texto do contrato sem que eu me comprometesse telefonicamente em assiná-lo, o que é inadmissível.

  3. há aqui um grande erro… a tarifa bi-horaria continua a ter termo fixo diária, logo tudo o que está aqui escrito, é em vão.

  4. Pedro,
    Obrigado pelo contributo. A evolução das tarifas bi-horário tem sido uma constante ao longo dos anos. Na altura em que este artigo foi elaborado, efectivamente não havia termo fixo, como pode constatar por exemplo no arquivo da Internet:
    http://web.archive.org/web/20120103231556/http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx

    Hoje em dia, no Mercado Liberalizado, há alguns comercializadores que penalizam o bi-horário, mas outros não. É uma questão de escolha…

    Tenha todavia em atenção que o bi-horário foi perdendo interesse ao longo dos últimos anos, como pode ver neste artigo:
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/bi-horario-justifica-se-cada-vez-menos/

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *