Ciclo Diário vs. Ciclo Semanal

Quando optamos pelo tarifário do Bi-Horário, temos que fazer uma escolha entre o ciclo diário ou o ciclo semanal. Recordamos que, neste momento, a opção pelo tarifário Bi-Horário é quase sempre melhor que a opção pelo tarifário simples, sendo que analisaremos posteriormente quando compensa optar pelo tarifário tri-horário. Neste artigo abordamos apenas a Baixa Tensão Normal, que é a mais comum para utilização doméstica. Nos restantes casos, não deixem de consultar o site do fornecedor. Não se esqueça que estes são os horários para 2011; poderão vir a registar-se alterações em anos subsequentes.

Existem algumas diferenças entre o ciclo diário e o ciclo semanal. Comecemos pelo ciclo diário, cujo horário é visível na imagem seguinte. Podemos observar que as horas de vazio (as mais baratas – a verde), ocorrem entre as 22:00 e as 08:00, de todos os dias. São dez horas todos os dias, num total de 70 horas de vazio semanais.

No ciclo semanal, os horários são mais complexos, conforme pode ser visto na imagem seguinte. O horário é diferente no Verão e no Inverno. Em qualquer um dos casos, durante o Domingo aplicam-se as horas de vazio. Aos Sábados, durante as manhãs e o período de jantar, aplicam-se as horas de fora de vazio. De Segunda a Sexta, apenas entre a meia noite e as sete da manhã se aplicam as tarifas das horas de vazio. Neste ciclo, há 76 horas de vazio semanal.

A opção entre os dois ciclos dependerá certamente do tipo de consumo na habitação. O consumo deverá estar sobretudo encaixado nas regiões verdes das imagens, para tirar maior partido de uma tarifa mais reduzida. Na dúvida, e por defeito, escolha o ciclo semanal; afinal, sempre são mais seis horas por semana a um custo muito inferior. Se está pouco em casa ao fim de semana, ou se os seus consumos são elevados  entre as 7 e as 8 da manhã, ou entre as 22 e as 24 horas, então o ciclo diário pode ser a melhor opção para si!

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Com estes corte, só nos resta Poupar | Simplifique
  1. Com estes cortes, só nos resta Poupar | Simplifique

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *