Como calcular o consumo de energia em casa?

Existe normalmente uma grande dificuldade em percepcionar qual o consumo instantâneo de electricidade, tal como havíamos referido aqui. A maioria de nós apenas conhecerá os consumos que conseguimos apurar nas nossas facturas de electricidade. Ainda assim, as estimativas introduzidas nas facturas só ajudam à confusão, pouco nos esclarecendo sobre o efectivo consumo.

Os contadores de energia eléctrica que possuímos podem-nos dar informações muito interessantes sobre o consumo. Dá um pouco de trabalho, mas anotando os valores numa folha de cálculo, podemos ir rapidamente verificando a evolução do consumo ao longo do tempo. Se tivermos um arquivo das facturas anteriores, então podemos inserir na folha de cálculo os valores de consumo registados no passado. Rapidamente deverá constatar que a evolução terá sido a de crescimento do consumo…

Mas os contadores dão-nos outra informação preciosa, que é a do consumo instantâneo. Os tipos de contadores mais habituais têm um led vermelho, ou um disco rotativo, que piscam ou rodam a uma determinada frequência. Essa frequência varia de contador para contador, e está assinalada em cada contador. Tipicamente, ele piscará em fracções de KWh, sendo exemplos 1/200, 1/375, 1/3200, etc. Considerando a fracção 1/x, e considerando que o tempo entre piscadelas (ou rotações) é de y segundos, então o seu consumo nesse período, caso fosse mantido durante uma hora, seria de:

3600/(x*y) kWh

Este cálculo permite-nos também avaliar qual o consumo máximo que temos, por forma a dimensionar a potência do contador. Ligando o máximo de equipamentos que tencionamos ter operacionais em cada momento, podemos averiguar qual o consumo deles. Pegando no valor anterior, e como em termos simplistas podemos equiparar kWh a kVA para este efeito, obtemos aproximadamente os kVA necessários de potência. Verifique no site da EDP se isso lhe permitirá baixar em relação ao que tem contratado, e quanto poderá começar a poupar…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *