Como desentupi o lava-loiça

Há umas semanas, referi-me aos problemas que havia tido em desentupir a canalização do lava-loiça. Utilizei várias técnicas, meti mãos à obra, mas nenhuma resultou, nomeadamente a dos produtos para desentupir canos.

Depois de várias experiências mal sucedidas, voltei à carga com um normal desentupidor de canos. Comprei um por 1.99 €, e meti novamente mãos à obra. Mas como sabia que a tarefa não ia ser simples, preparei mais alguma força bruta.

Para aumentar a pressão, resolvi encher o lava-loiças de água. Como era bastante água para mandar pelo cano abaixo, programei a actividade para depois de um banho. Tomei um duche, com o ralo da banheira fechado, e depois transferi parte dessa água (sim, ainda sobrou…) para o lava-loiças, como a imagem abaixo assinala.

Pronto para desentupir lava-loiças

Antes de encher o lado direito, tive o cuidado de tapar bem o orifício superior, com uma série de fita-cola, para que o lava-loiças ficasse mesmo bem cheio, e para que quando utilizasse o destupidor, impedisse a passagem de ar.

Com tudo preparado, retirei as tampas de ambos os lados do lava-loiça. Como estava bem entupido, praticamente nenhuma água saiu. Depois foi só meter a ventosa na saída para o cano, e começar a bombear. Rapidamente, a água começou a sair! Tapar o orifício superior revelou-se particularmente útil, mas a fita-cola não resistiu ao fim de uma dúzia de bombagens… Todavia, continuei a bombear até a água sair toda. Depois, fui ainda buscar mais água à banheira, e observei como a água já fluía com normalidade. No final, uma limpeza/desinfecção revelou-se necessária!

Fiquei mentalizado para a necessidade de repetir a tarefa mais vezes, e em mais locais, como o caso das banheiras e lavatórios da casa de banho…

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 5 comments to read ... please submit one more! }

  1. Não sei se será o seu caso, mas normalmente pela parte inferior do lava-loiça existe um sifão. A função destas curvas é impedir a subida dos cheiros, ficando sempre com água. Na parte inferior, do sifão, existe uma tampa, ao se retirar esta é onde normalmente se acumula os restos de comida e afins. Ao limpar fica a canalização desentupida. Quero chamar à atenção que existe sempre água neste local.

  2. De vez em quando tenho tambéma necessidade de desentupir alguns ralos e posso deixar aqui algumas técnicas.

    Para bloquear o orificio de topo o ideal passa por uma terceira pessoa com luvas e maos firmes, nada bate isso, por outro lado a fita-cola mais adequada é mesmo a duct-tape americana que em portugal se vende sob bo título de fita de reparação. Este produto é dispendioso mas, como o nome indica é espedialmente indicada para tratar de assuntos relacionados com àgua.

    Polr outro lado, por muito de tenhamos jeito com o desentupidor as vezes temos cabelos efectifamente enrolados no interior do ralo e aí nada melhor que uma chave de fendas para abrir o topo do ralo e retirar esses novelos de gosma.

    A senhora minha mãe ensinou-me a usar soda cáustica em caso de necessidade extrema mas isto pode romper canos.

  3. Usei muita soda cáustica nos canos de casa da minha mãe também. :)

  4. Manuel Martins,
    Realmente tinha acedido ao sifão, conforme relatei no primeiro artigo. Limpou alguma coisa, mas não destupiu…

    rawckee,
    realmente, ter uma segunda pessoa a ajudar é uma boa solução. Só embaraça um pouco, mas concordo consigo que nada bate isso, até em rapidez! A duct-tape era também uma melhor solução, mas não a tenho cá em casa. Tive que desenrascar. Quanto à chave de fendas e o topo do ralo, é uma excelente ideia, especialmente para a banheira! Vou experimentar.

  5. Boa tarde.
    Costumo utilizar coca-cola sem gás! Resulta!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>