Como faz o Google?

Na passada quarta-feira, o Google revelou alguns dos segredos dos seus datacenters. Nesta página podem ver um extenso conjunto de fotografias dos locais onde o Google mantém os seus muito milhares de servidores, que permitem alimentar todo um conjunto de serviços, que todos nós conhecemos, desde o Gmail, até ao Youtube… Eles deram-se mesmo ao trabalho de permitir que possamos percorrer um dos seus datacenters, com a tecnologia streetview:

Passeio virtual pelo Google…

Embora esta divulgação surpreenda, porque o Google sempre foi muito reservado na exposição da sua tecnologia, o que provavelmente mais interessa referenciar, no contexto do Poupar Melhor, é a metodologia e as práticas que o Google emprega, no sentido de ser mais eficiente.

Como referenciamos no artigo “You cannot manage what you cannot measure”, é preciso primeiro medir bem, para depois se conseguir gerir eficientemente. Por isso, não nos surpreeendeu que essa seja a primeira melhor prática que o Google recomenda a todos.

Nas outras melhores práticas do link atrás verificarão que algumas das propostas que temos avançado, adaptam as melhores práticas que gigantes como o Google praticam, às realidades de nossas casas…

Embora com um enquadramento naturalmente “geek”, os vários artigos que o Google lançou esta semana merecem uma leitura atenta. Bem como o artigo da Wired, que teve a felicidade de ter um dos seus jornalistas a visitar o interior de uma infraestrutura fulcral daquilo que é um dos players mais importantes da actual Internet: o Google.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *