Consumo de base de electricidade

O equipamento que utilizamos para fazer a monitorização do consumo eléctrico permite-nos uma visão precisa sobre a quantidade de electricidade que consumimos. No passado, já visualizamos, por exemplo, qual o consumo semanal. Neste artigo, vamos mostrar o consumo de base de nossa casa, ou seja, o consumo quando estamos ausentes. Quando assim é, desligamos várias fichas eléctricas, por forma a minimizar o consumo. O resultado de um desses fins de semanas em que nos encontravamos ausentes é o gráfico abaixo:

Pelo gráfico, a primeira conclusão que se tira é que um consumo mínimo cá em casa é de 48.3 Wh. Tal representa um total mensal, para um mês de 30 dias, um total de 34,8 KWh,  Este já é um valor baixo, resultante da optimização efectuada.

Os pontos entre os 140W e 200W são certamente respeitantes ao consumo do frigorífico, conforme já havíamos evidenciado neste artigo. Notam-se todavia algumas diferenças, pelo que teremos que voltar a analisar o seu comportamente em maior detalhe. As medições que aparecem pontualmente mais elevadas também deverão ser relativas ao frigorífico, dado ter sido o único equipamento ligado durante o fim de semana, susceptível de atingir valores tão elevados de consumo. É mais uma motivação para essa investigação mais detalhada.

O consumo total nos dois dias foi assim de 4.644 KWh, um valor naturalmente muito inferior ao da média de consumo cá de casa. Ao preço actual, e considerando a tarifa bi-horária, e o facto da quase totalidade do consumo se ter verificado em horas de vazio, representa cerca de 50 cêntimos de energia consumida nesse fim de semana.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *