Gráfico de consumo semanal de electricidade

Como observamos num dos primeiros artigos do Poupar Melhor, é muito importante conseguirmos medir aquilo que pretendemos gerir. No caso de consumo da electricidade, é essencial saber o que consome electricidade, para podermos começar a pensar como poupar no seu consumo.

Na imagem é visível o consumo de energia cá em casa, ao longo da última semana. Cada um dos pontos representa um minuto, sendo o eixo dos yy expresso em Wh, adaptado para cada um desses períodos de um minuto (valor de consumo efectivo multiplicado por 60).

A primeira conclusão, conforme podem ver, é que não se chega a atingir a potência de 3KW cá em casa, o que nos permite manter com alguma folga uma tarifa de 3,45 kVA. Também dá para perceber imediatamente que não podemos baixar a tarifa para o escalão inferior, de 2,3 kVA.

A análise dos valores mais detalhados deste, e doutros gráficos, irá ser efectuada em próximos artigos. Assim, conseguiremos transmitir alguns dos truques de poupança que conseguimos, ou não, cá em casa!

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Bom dia,
    Como é que é possível fazer estas medições? Existe algum aparelho economicamente acessível e fácil de usar para o efeito?

  2. Há várias formas de o fazer. Estes dados foram todavia tratados em folha de cálculo. Iremos fazer um artigo sobre como produzir esta informação.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Consumo de base de electricidade » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *