Consumo de bloco de tomadas

Bloco de tomadas sem nada ligado, mas a consumir!

Quando há uns dias comprei um bloco de tomadas no Lidl, que nós sugerimos aqui no Poupar Melhor, estava longe de imaginar o que se seguiria. Para mim, um bloco de tomadas é algo que não consome nada, e todas as minhas experiências de medida anteriores tinham-me dito que o consumo daqueles blocos de tomada que têm um interruptor com uma luzinha, tinham um consumo concerteza insignificante, e que eu era incapaz de medir.

Foi por isso com muita surpresa que constatei que o bloco de tomadas que eu testei tinha um consumo entre os 8 e 9 W! Consumia tanto o bloco de tomadas como o consumo em stand-by dos aparelhos lá ligados! Fiz umas contas rápidas, mas a conclusão foi a que então relatei: fui a correr devolvê-las!

Entretanto, munido do mesmo aparelho de medida, fui investigar qual era o consumo dos outros blocos de tomada que possuo em casa. A que tenho na sala, que já viram aqui, consome  0.128 W, enquanto uma existente num dos quartos, visível atrás, consome 0.123 W. A mais comilona é a terceira, também na sala, e que gasta 0.172 W. Estes consumos não existem quando estão desligadas, sendo que também o mesmo acontecia com o bloco de tomadas que comprei no Lidl, pelo que tê-las desligadas é mesmo a garantia de que não estamos a consumir electricidade.

Relativamente aos blocos de tomadas que tenho, se estivessem ligadas o ano inteiro, as duas mais económicas consumiriam cerca de 1.1 KWh, o que ao preço de 0.1393€ + IVA, por KWh, daria um valor anual de quase 19 cêntimos (1.1 x 0.1393€ x 1.23). A terceira da sala consome anualmente cerca de 25.82 cêntimos. Agora comparem com os blocos que devolvi, e que custariam cada um, ligados um ano inteiro, 12.01 euros, um valor superior ao seu custo!

Tags:

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. Olá bom dia, comprei um bloco de tomadas desses do Lidl para a minha mãe, que tem dificuldades de mobilidade e assim é mais fácil ligar a braseira. O consumo que referem é com o comando remoto ligado, certo? ou seja, se estiver 5 horas por dia ligado quanto consome?

  2. Se estiver liada apenas 5 horas por dia, o consumo não será muito elevado. Dá 5 x 0.008 x 0.1393 x 1.23 = 0.68 cêntimos por dia. Ao fim de 100 dias, ainda só são 68 cêntimos de euro.

  3. Maria Irene Trovão Ferro

    Vocês os 2 descobrem coisas que põe tudo doido e a dar muito mais atenção a todos os mínimos pormenores. É que ao fim de 1 ano tudo isso é muito dinheiro principalmente nos dias que correm. Obrigado e continuem.

  4. Revoltante…9 W por algo que não faz nada, não se justifica

    Quem se safe em electricidade, pode tentar arrancar o componente que gera esse consumo mantendo o aparelho funcional.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *