Luzes de pinheiro de Natal custam 82 cêntimos

No artigo sobre o temporizador da árvore de Natal, havíamos prometido calcular quanta electricidade consumia a nossa árvore de Natal cá em casa. A árvore tem três conjuntos de luzes, de diferentes cores, embora dois desses conjuntos sejam particularmente semelhantes. Todos eles, quando ligados, percorrem uma série de efeitos programados. Analisaremos cada um deles separadamente, e no final faremos o somatório.

O primeiro conjunto de luzes executa com um período de 3:56 minutos, durante os quais consome 1.087 Wh. Tal significa que ao longo de uma hora consome cerca de 16.546 Wh. Dos três conjuntos de luzes, é o que tem menor consumo:

Consumo luzes Natal – exemplo I

O segundo conjunto de luzes executa com um período de 4:01 minutos, durante os quais consome 1.211 Wh. Tal significa que ao longo de uma hora consome cerca de 18.079 Wh. Notem que o padrão é muito semelhante ao primeiro, com consumos ligeiramente superiores:

Consumo luzes Natal – exemplo II

O terceiro conjunto de luzes não possui um padrão claro de repetição. Por isso, o consumo foi calculado durante cerca de 6:42 minutos, durante os quais se consumiram 2.982 Wh. Tal significa que ao longo de uma hora consome cerca de 26.663 Wh. Dos três conjuntos de luzes, é claramente o que mais consome:

Consumo luzes Natal – exemplo III

Os três conjuntos de luzes do pinheiro de Natal consomem cerca de 61.288 Wh (16.546 + 18.079 + 26.663).

Como estão ligadas cerca de 3 horas por dia, e como é expectável que venham a estar ligadas cerca de 26 dias, então o consumo total será de 4.78 kWh. Ao preço de 0.1713 €/kWh, o custo da electricidade das luzes de Natal em nossa casa será de cerca de 82 cêntimos de euro.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Quanto tempo leva a Nespresso a estar pronta a tirar um café » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *