Quanto tempo leva a Nespresso a estar pronta a tirar um café

Já não é novidade que gosto muito da minha máquina de café e das suas cápsulas. Também já nos disseram como podemos fazer um café muito bom sem precisarmos das cápsulas e da máquina. Desta vez a questão é mais simples de decidir se este é ou não realmente o melhor café.

Recentemente juntámos ao almoço alguns autores do Poupar Melhor e a conversa, sabe-se lá porquê, desembocou numa teima entre mim e o @jneves:

Se a Nespresso demora mais tempo a aquecer da posição de desligada ou da posição de espera.

Uma teima é algo que temos a tendência para perder, isto porque podemos não estar de posse de toda a informação e eu não estava.

Cronometrei o tempo que a minha Nespresso demorava a atingir a temperatura para ficar pronta a tirar o café durante vários dias, só para confirmar a teima do @jneves como certa, o que pensando bem tem a sua lógica.

Posição Minutos:Segundos Temperatura do ar
Ligar 1:08 15°
Ligar 1:10 15°
Ligar 1:09
Ligar 1:09
Standby 1:04 16°
Standby 1:04 16°

Como em todas as teimas, um teimoso precisa de outro para teimar, mas a teimosia e a avaria da minha máquina ofereceu-me outra oportunidade de medir ainda mais.

As medições foram feitas com um cronómetro manual e a temperatura é obtida da Internet e não a temperatura interna da casa junto à máquina. A máquina está sempre no mesmo sitio da casa.

Posição Minutos:Segundos Temperatura do ar
Standby 00:45 15º
Standby 00:42
Standby 00:43 10

A leitura fez-me colocar duas hipóteses que terei ainda de confirmar:

  1. A segunda máquina tem um aquecimento cerca de 25 segundos mais rápido que a original; ou
  2. O tempo que a máquina demorava a aquecer já era um sintoma de avaria.

Tags: , , ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Este post leva-me quase a pensar que o autor é um maníaco das medições! (não fosse eu também um pouco assim…)
    Honra seja feita à Nespresso pela atenção que dá à questão da energia. Do que tenho conhecimento isso varia bastante com o modelo da máquina. Das três máquinas que conheço, a mais antiga, de um modelo que não sei o nome, não tem sequer modo de standby, e a seguinte que é aparentemente igual tem um modo de standby em que as luzes ficam a piscar lentamente mas que na prática é o mesmo de a máquina estar desligada, portanto o tempo de re-aquecimento só dependerá da temperatura interna que a máquina ainda mantém. A minha é mais recente e é uma Pixie que tem duas coisas fantásticas: o tempo de aquecimento quando está desligada é de 25s, o que é o tempo de ir buscar a chávena ao armário, evitando aquele velho procedimento de ligar a máquina meia hora antes para ela ir aquecendo; não tem modo de standby mas sim desliga-se completamente (o botão físico dispara mesmo) ao fim de alguns minutos (10, se não me engano) o que é óptimo porque mesmo para as pessoas que insistem no velho hábito de ligar a máquina meia hora antes facilmente desistem porque quando vão para utilizá-la ela já se desligou!

  2. Maníaco, não diria, mas gosto de uma boa folha de cálculo temperada com alguma dúvida e acompanhada de um gráfico acabadinho de gerar. :)

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *