Consumo eléctrico de um frigorífico

Neste artigo anterior havíamos referenciado o consumo do nosso frigorífico em função da temperatura. Entretanto dei-me conta que tinha os detalhes do consumo de electricidade, mas que não os havia publicado. Na primeira imagem abaixo podemos observar o consumo durante as mesmas 48 horas que as observadas no gráfico do artigo anterior. Cada ponto representa o consumo por período de 3 segundos, sendo que por conveniência o eixo dos yy foi traduzido em valores equivalentes de potência em watts.

Distinguem-se essencialmente três tipos de consumo distintos. Durante parte substancial do tempo, o frigorífico não consome energia. Durante esses períodos observamos no gráfico das temperaturas uma subida da temperatura dentro do frigorífico e uma descida da temperatura na parte de trás do frigorífico.

O primeiro patamar de consumos regista valores inferiores a 200 W, enquanto o segundo patamar se situa cerca dos 300 W. Como o nosso frigorífico tem dois compressores, a minha interpretação é que o segundo patamar corresponderá ao funcionamento simultâneo dos dois compressores. Finalmente observam-se pontos pontualmente muito elevados, que suspeito correspondam ao arranque dos compressores.

Consumo frigorífico em 48 horas

Como o detalhe do gráfico acima é pobre, até porque contém mais de 57000 pontos, aumentamos a resolução do quarto ciclo de arrefecimento acima, no gráfico abaixo. Aí podemos confirmar os dois patamares, o primeiro nos 160 W, subindo depois para os 306 W, baixando para os 290 W, e finalmente para os 145 W. Há outras pequenas variações visíveis, como o ponto muito elevado, que na verdade corresponde a quatro medições de 3 segundos, nos 1175 W. Estes valores mais elevados ocorrem realmente antes da subida para o patamar mais elevado, mas não se observam sempre no gráfico acima…

Detalhe de um ciclo de arrefecimento

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *