Consumo mais detalhado de uma máquina de lavar roupa

Há quase um ano atrás, havíamos observado o consumo da máquina de lavar roupa, o que voltamos a fazer no início do Verão, com maior detalhe. Em qualquer um dos casos, a monitorização do consumo fazia-se na óptica do consumo total da casa, descontando o consumo de electricidade de base. Tal ocorreu não só pela disponibilidade do equipamento de monitorização, mas muito também pelo facto da nossa máquina de lavar roupa ser encastrada, dificultando o acesso à tomada. E como todas as máquinas de lavar roupa são muito pesadas, só movimentá-la foi uma aventura.

O gráfico abaixo representa os consumos de electricidade no mesmo programa de 55 minutos, com que habitualmente lavamos a roupa em casa. É uma máquina de 7 quilos, com centrifugação a 1200 rpm, e neste caso com uma temperatura de lavagem de 0ºC sem aquecimento da água. Neste artigo abordaremos o consumo de um ponto de vista mais geral, sendo que em três artigos posteriores constataremos algum detalhe, que não é visível neste gráfico.

Numa fase inicial da lavagem, e considerando que não há aquecimento de água, o grande consumo de energia está associado à necessidade de rodar o tambor da roupa. Tal corresponde no primeiro terço do gráfico à alternância entre valores mais elevados, e muito baixos, quando o tambor não está a rodar. A partir desse terço inicial, verificam-se momentos de consumo mais sustentado, correspondentes à fase de centrifugação. Cada uma destas fases será analisada em maior detalhe em próximos artigos.

O consumo total da lavagem de roupa foi de 285 Wh. Ao preço de 0.1393€ + IVA, por KWh, uma lavagem de roupa ficou assim por 0.285 x 0.1393 x 1.23 = 0.0488 €, ou seja menos de 5 cêntimos. O que convenhamos que, para lavar uns 7 quilos de roupa, não é muito caro…

Consumo de máquina lavar roupa

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 11 comments to read ... please submit one more! }

  1. Bom dia,
    Mais uma questão relativamente aos consumos registados. Qual o equipamento utilizado para o registo dos consumos (gráficos e KWh).

    Cumprimentos,
    Parabéns pelo vosso trabalho.

  2. Já utilizei wattímetros, com pinças amperimétricas e de tomada. Neste momento utilizo um multímetro, com ligação a PC.

  3. Seria possível informar marca e modelo por favor?

  4. Perguntei porque apenas queria fazer os mesmos estudos, a uma arca.
    Consumo de energia versus temperatura.

    Parabéns pelo site.

  5. Há várias ofertas no mercado. Qualquer multímetro com ligação USB serve… . Oportunamente iremos elaborar um artigo sobre os equipamentos que utilizamos.

  6. Fico a aguardar esse artigo, não se esqueçam de referir marcas e modelos. :)

  7. Parabéns pelo trabalho realizado.

    No artigo referem que a temperatura de lavagem foi 0 °C.
    Certamente que é uma imprecisão; queriam dizer que a roupa foi lavada com água à temperatura da rede?

  8. David,
    Sim, as lavagens não se fazem à temperatura de 0ºC, como erradamente referi, mas à temperatura da água da rede, como bem refere.

  9. E em relação ao consumo de agua ?

    Cmpts

  10. António,
    Para o meu caso, pode ver aqui: http://www.pouparmelhor.com/praticas/agua-consumida-a-lavar-roupa/
    No seu caso, siga a técnica que descrevemos para monitorizar a água consumida, pois é um processo bastante simples.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Como poupar cerca de 50% da electricidade na lavagem da roupa? » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>