Contador de electricidade avariado?

Os leitores têm acompanhado os esforços que a nossa leitora Liliana A. tem feito para baixar a sua conta da electricidade. Houve todavia um desenvolvimento muito interessante nas últimas semanas que temos vindo a analisar conjuntamente.

No início do mês de Novembro, a EDP procedeu à substituição do contador de electricidade, por um novo. Entretanto, a caçada ao consumo prosseguiu, como se nada tivesse acontecido.

Todavia, nos finais de Novembro, enquanto analisavamos os valores que haveriam de ser a base do artigo sobre o consumo de energia da Liliana A. ao longo dos últimos anos, e os quais revelavam um padrão de consumo muito elevado, constatamos que era necessário intensificar a caçada. Então, solicitamos à Liliana A. que efectuasse um registo diário dos valores do contador, para que pudessemos avaliar o que poderia estar na base dum consumo tão elevado.

Os resultados do registo foram desde o início absolutamente surpreendentes! De repente, o consumo da Liliana A. passou a ser metade daquele que era! Como podem ver no gráfico abaixo, o consumo diário passou a ser pouco superior a 12 kWh. Destes, cerca de metade ocorrem em período de Vazio, com o restante distribuído pelo período fora de vazio (Cheias + Ponta).

Esperamos mais uns dias para verificar que não havia nada de significativo a influenciar a análise. Perante um padrão de consumo que não se alterou significativamente, tudo indicia que a Liliana A. tivesse, há anos, um contador a contar muita mais electricidade do que aquilo que consumia. Nestas circunstâncias, parece-nos claro que a Liliana A. terá todos os fundamentos para efectuar uma queixa, e procurar ser ressarcida dos valores elevados de electricidade que pagou ao longo dos últimos anos…

Consumo recente de Liliana A.

Tags:

{ 6 comments to read ... please submit one more! }

  1. 12,33 é exatamente metade de 24,67. Não haverá algum engano nas contas?
    LV

  2. Luísa,
    Não tinha reparado nessa do metade exacto. Mas não há relação, até porque experimentei tirar na folha de cálculo os valores do último dia, e o Total mudou para 12.35.

  3. Boa noite li o artigo e gostei, já agora apesar de a minha casa ser um t4 é uma casa pequena e poupamos ao maximo e desligamos tudo e chega sempre facturas de 60 70 € e tenho um contador muito velho, já liguei e não me querem proceder á substituição do contador, que posso fazer???

  4. Flávio,
    Nem todos os problemas serão dos contadores…
    Antes de mais, qual é a sua potência contratada?

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Reclamem com um objetivo pré-definido e insistam até o atingirem » Poupar Melhor
  1. A saga da Licas (Liliana A.) com a EDP vai continuar » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *