Descongelar carne

Num dos primeiros artigos do Poupar Melhor, falamos de como podemos preservar o frio, ao descongelar os alimentos dentro do frigorífico. Hoje vamos comparar com outras formas de descongelamento, e nas particularidades dessas várias formas.

Normalmente, o descongelamento dentro do frigorífico demora menos de 24 horas, mas volumes maiores ou com osso podem demorar mais tempo. É o processo mais lento, mas aquele que permite recuperar parte da energia consumida na congelação. Uma vez descongelada, a carne pode permanecer no frigorífico entre 3 a  5 dias antes de cozinhar. Durante este tempo poderá recongelar a carne, mas recorde-se que esse facto pode contribuir para um maior desenvolvimento de micro-organismos.

Descongelar com recurso a água deve ser feito sem remover o embrulho. Deve-se ter em atenção que o embrulho esteja hermeticamente fechado. Ao contrário do que se faz muitas vezes, a descongelação deve ser efectuada com água fria, mudando a água de 30 em 30 minutos. Normalmente a descongelação não demora mais de uma hora, mas volumes com dois quilos podem durar até 3 horas.

Se descongelar no microondas, deve preparar-se para cozinhar imediatamente, dado que parte da carne ficará inevitavelmente quente, e começará a ser cozinhada ainda no microondas. Se não for cozinhada de seguida, o desenvolvimento microbiano comecará imediatamente.

Nestes dois últimos casos, em nenhum caso deverá proceder ao recongelamento, antes de cozinhar os alimentos. Quando descongela com água, está a gastar água sem necessidade. Se descongelar no microondas, está a gastar energia desnecessariamente. Normalmente, é também seguro assar no forno ou grelhar um alimento congelado, embora possa demorar mais 50% do tempo normal, e possa  ter um sabor diferente do esperado. Todas estas hipóteses representam por isso um custo superior ao de descongelar no frigorífico, embora esta opção exiga mais planeamento…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Mantenham os hábitos de condução » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *