Desligar o Bluetooth e Wifi

A utilização de algumas funcionalidades em determinados equipamentos podem significar um consumo adicional de energia. Tal é o caso genérico do Bluetooth e Wifi, sendo o consumo do Bluetooth bastante inferior ao do Wifi, conforme pode ser visto neste documento. Tal é explicado pelos diferentes potência de sinal, alcance e velocidades, claramente superiores no caso do Wifi. Nalguns casos, o consumo do Bluetooth pode ser de apenas 6% do consumo de Wifi. Todavia há situações em que a diferença de consumo não é tão substancial.

Quando estas funcionalidades se desligam, pode haver lugar a diminuições no consumo de energia. Todavia, como elas consomem muito pouco, serão sobretudo sentidas em equipamentos alimentados a pilhas ou baterias. Tal é o caso, por exemplo, de portáteis e telemóveis. Nestes casos, quando a funcionalidade não é precisa, pode ser desactivada.

Note-se todavia que a desactivação da funcionalidade pode não levar a uma redução do consumo. Tal é desejável, mas como já vimos em exemplos anteriores, nem sempre isso acontece. Nalguns casos, desligar num botão físico poderá ser mais eficiente que desligar por software. De qualquer forma, na dúvida desligue sempre, porque para além de prolongar a autonomia, fica igualmente mais seguro!

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *