Quanto custa a box?

Uma das ferramentas de poupança mais importantes para ter em casa é um aparelho de medição de consumo de electricidade. Com ele, há anos, comecei a descobrir quais os aparelhos que mais electricidade consomem cá em casa. É um aparelho que já se pagou várias vezes!

Uma das conclusões mais surpreendentes foi descobrir os consumos da box da Zon. A minha nem sequer é daquelas que fazem gravação, pelo que religiosamente a desligava, no comando, todos os dias! Imaginem a minha surpresa quando verifiquei que a box consumia tanto, quer ligada, quer em standby! Um consumo de 20Wh, quer estivesse ligada, quer em stand-by!

Na verdade, agora a box é desligada da corrente todos os dias à noite. Como só é ligada muitas vezes no dia seguinte, ao início da noite, a poupança é bastante substancial! Considerando que ela está desligada 20 horas por dia, a poupança diária de energia é de 20*20=400Wh, o que num mês de 30 dias significa uma poupança de 12KWh… Considerando o preço de KWh a 0,1326€ + IVA (no bi-horário, o preço médio será inferior), o potencial de poupança mensal é de 12 x 0,1326 x 1,23 = 1.96 euros.

Outros equipamentos do género parecem ter o mesmo problema, quer na Zon, quer noutros operadores. Aqui iremos dando novidades das nossas descobertas. Por isso, enquanto os operadores não disponibilizam boxes como deve ser, só há uma boa solução: desligar da ficha todos os dias!

 

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. estou interessado na Box, como obtenho informações ?
    comercializo para empresas e alugns amigos dispositivos para redução de custos energéticos , desde comercializadoras de electricidade agestão de consumos.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Desligar o Bluetooth e Wifi » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *