Diminuir o consumo da TV

Já tinha monitorizado o consumo da nossa TV no passado, mas agora resolvi investigar um pouco melhor quanta energia realmente consome. Neste primeiro artigo analisarei o consumo em função da fonte de sinal. A TV é um LCD, e estas contas poderão naturalmente diferir substancialmente, em função de cada um dos modelos de televisão, dado que diferentes tecnologias têm consumos substancialmente diferentes.

Sabendo nós que o consumo da box cá em casa é independente de estar ou não em stand-by, normalmente fazemos o zapping a partir da box. Todavia, apesar do consumo da box ser idêntico, o consumo da TV não é! Nota-se uma diferença de cerca de 26 W para um mesmo programa de televisão! Numa experiência que fizemos, a RTP consome 163 W vista a partir da box, mas 137 W quando vista com a box em stand-by, conforme pode ser visto no vídeo abaixo.

A diferença parece estar na tecnologia utilizada em cada contexto. Quando tenho a box ligada e aí se faz a selecção dos programas, o sinal chega à televisão através de HDMI, enquanto que com ela desligada, o sinal chega através de cabo coaxial. Para a maioria dos canais, com excepção dos canais HD (estes curiosamente não consomem mais), não faz diferença, pois a qualidade parece muito semelhante, seja o sinal visto por HDMI, ou por coaxial. Por isso, já programei melhor os canais no controlo da televisão, pois assim vou passar a gastar um pouco menos de energia ao fim do mês! Mas a investigação vai continuar, pois há mais oportunidades de poupança…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Desconhecia por completo este pormenor. Apartir de agora já vou tb fazer como propõe.Obrigada

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *