Distâncias de travagem

Todos nós temos a perceção de quanta mais elevada é a velocidade, maior a distância de travagem. Quanto exatamente é essa distância de travagem é algo que muitas vezes desconhecemos.

A distância de travagem resulta da soma correspondente ao tempo de percepção e reacção, bem como o tempo de imobilização do veículo. Na primeira vertente, o tempo depende essencialmente do condutor, e do seu estado. São aceites habitualmente valores entre 1.5 e 2.5 segundos.

Na fórmula para calcular a segunda vertente, o factor mais importante é a velocidade. A distância de travagem está relacionada com o quadrado da velocidade. Ou seja, o aumento é quadrático, o que quer dizer que a velocidades médias e elevadas, um pouco mais de velocidade representa um aumento substancial da distância da travagem. Uma fórmula muito mais completa, que mete atritos, declives, massas do veículo, e muito mais, pode ser vista neste artigo:

Fórmula de distância travagem

Fórmula de distância travagem

Factores como os do atrito estão relacionados com o tipo de via, velocidade, tipo de pneus, e condições climatéricas. Deste documento (pag. 14) extraímos a seguinte tabela, que nos dá as distâncias de travagem para pavimentos secos e molhados.

Distâncias travagem em piso seco e molhado

Distâncias travagem em piso seco e molhado

Finalmente, se quiserem experimentar a simulação disponível no site da Prevenção Rodoviária Portuguesa poderão experimentar variar alguns dos factores, como a velocidade, tempo de reacção, tipo de piso e condições climatéricas, para saberem qual é a distância de travagem. E da próxima vez que forem numa autoestrada, confirmem qual é essa distância. Se nunca tiveram que travar a fundo numa autoestrada, provavelmente vão ficar surpreendidos. Se quiser simplificar, em piso molhado, conte 5 segundos a 120 Km/h para ver qual é essa distância…

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Contar distâncias numa autoestrada? » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *