Contar distâncias numa autoestrada?

Num artigo anterior, abordavamos a ideia da distância de travagem, e de como é útil termos a perceção qual é essa distância, nomeadamente em autoestrada. Se tivermos um GPS, esse cálculo é fácil, mas o mesmo não se verifica quando não temos tecnologia à disposição.

Acontece que medir o que são 100 metros numa autoestrada não é particularmente fácil, apesar de algumas, pelo menos, terem marcas de hectómetro em hectómetro. Todavia, como elas não são facilmente visíveis, nomeadamente para o condutor, haverá que recorrer a outros métodos…

O que mais utilizo traduz o tempo em distância. A 120 Km/h, percorremos 2 Km por cada minuto. Encontrando o menor denominador comum, 1 Km demora 30 segundos a percorrer, pelo que se percorre 100 metros em 3 segundos. Ou seja, cada segundo representa um pouco mais que 33 metros! Se tiver jeito para contar o tempo mentalmente, o cálculo é relativamente linear.

Outra forma de calcular é contar as marcas das linhas descontínuas durante um certo período de tempo. Em função da contagem de tempo, é possível verificar a quanto corresponde cada traço. A variação da dimensão dos traços é todavia um problema claro nesta estratégia, pelo que recorro mais frequentemente à anterior.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. A que velocidade nos ultrapassam? » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *