Eliminar os ácaros

Os ácaros são criaturas de dimensões microscópicas que se encontram um pouco por todas as nossas casas. Vivem nomeadamente no pó, nas alcatifas, nas roupas de nossas camas, preferindo locais de maior humidade e com temperaturas amenas. Os ácaros são tidos como a principal causa de alergias, e alimentam-se essencialmente de restos da pele humana e animais domésticos. As reacções alérgicas aos ácaros são mais acentuadas no Outono e Inverno.

O combate aos ácaros deve começar quase sempre em nossos quartos. Arejar os quartos é uma boa prática, que deve incluir o arejar da cama. Tal permite libertar o calor e humidade que quase semmpre se acumula nas camas. Uma vez por mês deve-se lavar a roupa das camas a uma temperatura de 60ºC, a qual mata efectivamente os ácaros. A exposição ao Sol dos colchões, edredons e almofadas é uma prática antiga, com bons resultados. Os colchões e tapetes devem ser aspirados, preferencialmente com filtros HEPA, mas se não os tiver, certifique-se que os filtros do aspirador estão em bom estado.

A utilização de alcatifas potencia o desenvolvimento de ácaros. Determinados tipos de roupa de cama (eg. lençóis de flanela e edredons de penas) também ajudam ao desenvolvimento dos ácaros. No caso de doentes alérgicos, os cuidados devem ser redobrados, existindo coberturas anti-ácaros para almofadas, edredons e colchões. A não existência de computadores e televisões nos quartos é igualmente uma boa prática, por esta e outras razões.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *