Exame de código

Seguir em frente!

Seguir em frente!

Fazer um exame de código é sempre stressante. Ainda me recordo de quando fiz o meu há muitos anos atrás… E hoje, assim continua a ser, até porque os dados estatísticos mais recentes (2011 !) revelam que cerca de um terço dos candidatos chumbam na prova.

Para podermos sonhar em conduzir um automóvel, a lei exige que nos inscrevamos numa escola de condução. As escolas de condução procurarão, naturalmente, encaminhar-nos para soluções de apredizagem que constituirão uma boa maquia. Felizmente, nestes tempos de partilha de informação, é muito simples aprender online!

Um bom sítio para começar, para quem se está a preparar para o exame de código, é o site do IMTT. Nos links a seguir podem consultar todas as perguntas que podem sair no exame, milhares delas, bem como as possíveis respostas! Infelizmente, só não estão assinaladas as respostas correctas:

Mas mais interessante é simular a prova propriamente dita. Encontrei vários sites online, que a seguir referencio, bem como alguns aspectos que me chamaram a atenção. Se conhecerem mais alguns exemplos, digam nos comentários, que eu adiciono:

Mas a melhor fonte de estudo é provavelmente o site “Dicas do Código da Estrada“. Nele encontrarão as milhares de perguntas do IMTT acima referenciadas, corrigidas! Uma referência absolutamente obrigatória para quem vai fazer um exame de código…

PS: O site BomCondutor refere nos comentários abaixo um pormenor importante: os dados disponibilizados pelo IMTT, e pelos sites que dele dependem, não estão actualizados. Nada que me admire, dada a minha experiência passada

Tags: , ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Parabéns Ana pelo ótimo artigo!

    Gostaria apenas de alertar duas coisas:

    1 – As perguntas que estão nos PDF do IMT que partilha já estão desatualizadas, depois das alterações que ocorreram no código em Janeiro (Lei n.º 72/2013 de 3 de setembro) e Abril (Lei n.º 14/2014 de 18 de março) de 2014, estas leis vieram alterar as questões em relação a cedências de passagem (velocípedes) e categorias de veículos que podemos conduzir consoante as categorias entre outras alterações. Se visitar o site do IMT e tentar aceder às questões encontra o link http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/PerguntasExames/Paginas/PerguntasExamesAtualizacao.aspx que indica “EM ATUALIZAÇÂO”.

    2 – Os outros dois sites que refere no artigo (muito obrigado pela menção do nosso!) sofrem do mesmo problema acima referido, tem ainda as questões desatualizadas devido as últimas alterações.

    Desta forma os candidatos a condutor podem ser induzidos em erro pelas questões. Infelizmente o IMT ainda não disponibilizou as questões novas apesar dos nossos vários contactos desde Janeiro. Devido a esta situação nós corrigimos todas as questões manualmente para refletirem as novas alterações do código já com as questões e respostas corrigidas. Pode consultar todas as questões que o IMT usa (já corrigidas por nós) com as respetivas respostas em http://www.bomcondutor.pt/questoes, contém todas as categorias e todos os temas num total de 5444 questões (3910 na categoria B).

    O “Dicas do Código da Estrada” tem muito boas dicas também, cuidado apenas com as perguntas desatualizadas tal como o autor do site refere.

    Por último gostariamos apenas de informar se nos permite que para além das questões corrigidas, disponibilizamos a nossa Biblioteca: http://www.bomcondutor.pt/biblioteca com resumos do código da estrada, sinalização, etc.. onde temos por exemplo métodos para decorar as velocidades com a antiga “tabela expo98” que não sei já existia quando a Ana tirou a sua carta. Para além do teste “Difícil” que referiu temos o teste “novas” onde o candidato pode responder apenas a questões que ainda não respondeu e o teste “temático” que pode escolher os temas do teste também.

    Mais uma vez muitos parabéns pelo artigo bastante informativo e espero que escreva mais sobre estes assuntos!

    PS: erro ortográfico na frase: “..é muito simples apreender online!”

  2. Bom Condutor,
    Obrigado pelos comentários, que incorporamos no artigo. Continuem com o V/ EXCELENTE trabalho!

  3. Escola de Condução Castanheirense

    Amigos

    Estamos interessados em inserir a v/ plataforma de testes e outras aplicações na n/ página na Internet.

    agradecíamos com alguma urgência as v/ condições de adesão

    Obrigados

    Fernando Bernardo

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *