Fugir às portagens

Todos nós não gostamos de pagar portagens. Infelizmente, de alguma forma têm que ser pagos os investimentos em auto-estradas, das quais Portugal é líder na Europa em termos per-capita. Há mais de um ano, ainda era possível circular nas SCUT do norte sem pagar. A A29 e a A17 eram uma alternativa possível à A1, e permitiam uma poupança de quase 5 euros na portagem entre Lisboa e o Porto. Tal como essas, está anunciado que nas restantes SCUTs (A22, A23, A24, A25) sejam introduzidas portagens nos próximos dias…

Fugir às portagens é um exercício de poupança interessante. Faço-o muitas vezes quando vou ao Algarve, circulando pelo IC1, do qual poucos parecem gostar. A velocidade a 90 Km/h é quase constante, e há poucos limites de velocidade inferior. No conjunto consegue-se poupar actualmente 16 euros, saindo na Marateca e fazendo o resto do IC1. Se quiser evitar o troço inicial, habitualmente mais congestionado, pode sair em Grândola Sul, e aí a poupança será cerca de metade, consoante pode verificar no simulador da própria BRISA.

Evidentemente, não se poupa em termos de tempo. O percurso demora pelo menos mais uma hora, se em ambos os casos respeitar os limites. Se ainda vai para os lados de Albufeira ou Portimão, ainda sai beneficiado, mas para os lados do sotavento algarvio, as percas de tempo são maiores. A poupança de combustível também não é desprezível, em função da velocidade média mais baixa, sendo mais significativa em alturas de férias, quando os carros costumam ir mais carregados.

Fugir às portagens virtuais das SCUTs é outro exercício interessante. A Autohoje da semana passada traz um artigo muito interessante sobre as novas SCUTs , e quais os troços em que é possível circular sem pagar. Se utiliza frequentemente estas SCUTs, verifique se ainda há a revista nas bancas, pois aí encontrará também a localizaçao dos pórticos das SCUTs que vão passar a ser portajadas.

No Poupar Melhor, voltaremos a este tema. Entretanto, diga-nos outros locais onde possa compensar fugir às portagens?

Tags: , ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. “diga-nos outros locais onde possa compensar fugir às portagens?”
    INFELIZMENTE COMO PORTUGAL É UM PAÍS DE 3º MUNDO O MELHOR É MESMO NÃO ANDAR DE CARRO E FICAR EM CASA!

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Onde estão os pórticos das SCUT? » Poupar Melhor
  1. Autoestradas pagas vs. gratuitas » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *