Humidade das plantas

O que acontece quando uma planta respira na parede

O que acontece quando uma planta respira na parede

Este Inverno, por via da chuva em excesso, dei-me conta da importância de conter a humidade cá em casa. E uma das preocupações iniciais foi de averiguar como a humidade se vai acumulando em nossas casas. Uma que ficou particularmente evidente foi a da secagem de roupa em casa, difícil de evitar para quem não tem máquina de secar. Por isso, dou cada vez mais importância às previsões de humidade relativa.

Neste processo de aprendizagem, a maior surpresa foi a da humidade causada pelas plantas. A surpresa foi perceber algo que à posteriori se torna evidente. As plantas em casa normalmente pouco crescem. Por isso, a água com as que as regamos não fica incorporada nas plantas… De uma forma ou de outra, transforma-se em humidade dentro de casa!

Diversas referências na Internet apontam para que 97% a 99% da água com que regamos as plantas se transforme em humidade nas nossas habitações. Tal não é necessariamente mau, como este estudo Norueguês evidenciou. Em nossas casas, muitas vezes a humidade é reduzida, seja no Verão, seja pelo efeito do aquecimento ou ar condicionado. Nesses casos, um pouco mais de humidade pode fazer sentido. Agora, no Inverno, e com tanta chuva, a coisa é diferente.

Cá em casa, as nossas plantas passam um pouco de sede. Regar poucas vezes até é uma prática que algumas plantas preferem, como é o caso notável das orquídeas. E esta aprendizagem permitiu-nos compreender porque uma parte da sala teve problemas graves com a pintura, sem que houvesse indícios de infiltrações. Foi uma das plantas que mais crescia na sala que estava a respirar para essa parede, com uma excelente ponte térmica para o exterior do edifício, e que ficou no estado que a foto acima documenta…

Tags:

{ 6 comments to read ... please submit one more! }

  1. Essa parede doi. Como vai resolver esse problema na parede?

  2. Vai ser raspada, polida e pintada… Assim que chegar o bom tempo.

  3. A minha parede do quarto ficou um pouco manchada junto ao rodapé devido à humidade. Acontece que a mesma é em estuque. Aconselharia o mesmo procedimento?

  4. Rui,
    Nisto de reparações de humidades, não sou um especialista. No meu caso, a solução foi-me sugerida por um amigo. Com gesso, a solução deve ser mais complicada! Sobretudo se a humidade vier de fora da habitação, o que não foi o nosso caso…

  5. Olá Poupados

    Também não sou especialista em humidades e tintas, mas o aspecto dessa parede não parece nada provocado por humidade do ar. Se fosse a humidade da planta a provocar danos seria por condensação e o mais provável seria apresentar pintas dispersas. Essa mancha apresenta aureola (contorno) e parece ser uma infiltração ascendente que já vem de trás do rodapé. Na minha opinião, há três hipóteses: 1ª – Regou a planta até transbordar e a água do vaso entrou por baixo do rodapé (seria óptimo, porque não se repete). 2ª – Infiltração pela fachada (muitas vezes pelos furos dos tubos de queda ou dos estendais da roupa). 3ª – Infiltração interior de uma casa de banho próxima (a agua pode circular pela caixa de ar).

  6. Jorge,
    Obrigado pelo contributo. As hipóteses 2ª e 3ª não se verificam.
    Para perceber o artigo, é necessário dizer que aquele arco que se vê no ponto mais elevado, corresponde ao local onde as folhas da planta se situavam…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *