Jet lag

Cabeça à roda com jet lag

Cabeça à roda com jet lag

O jet lag é uma desordem de sono, que altera o ritmo circadiano, e que tipicamente ocorre quando voamos em longitude de forma rápida, seja de este para oeste, ou de oeste para este. A alteração do ritmo circadiano já a havíamos referido aquando de um artigo sobre a importância de dormirmos melhor. Mas quando toca a voar para sítios mais longínquos, devemos estar preparados para lidar com o jet lag. Percebi isso há muitos anos, numa viagem através de nove fusos horários…

Este artigo da Wikipedia tem uma boa referência para as causas, sintomas e formas de gerir o problema. A minha estratégia habitual é a de antecipar em x dias a preparação, sempre que a viagem vai envolver uma diferença de x fusos horários. O jet lag é pior quando se viaja de oeste para este, porque o corpo tem mais dificuldade em se habituar a um dia mais curto que a um dia mais longo. No sentido contrário, a recuperação tende a levar 30% a 50% menos tempo.

Lidar com o jet lag é algo que dá origem mesmo a estudos complexos, como este, que lida com o problema de colocar tropas em países distantes, com o objectivo claro de chegarem lá frescas. Mas, em circunstâncias normais, o que precisamos são de conselhos rápidos. Este simulador da British Airways é interessante, mas este outro simulador parece ainda mais interessante. Se porventura tiver que fazer uma viagem aérea para longe, através de vários fusos horários, não deixe de fazer a preparação antecipadamente.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *