Dormindo melhor

Um dos conceitos que mais me marcou na gestão de tempo foi um exercício, de há uns anos, sobre onde é que nós gastamos o nosso tempo. Quando faço esta pergunta a outras pessoas, raramente me respondem que um terço do nosso tempo é passado a dormir! Uma boa gestão do tempo é, por isso, uma boa gestão do nosso sono!

O conceito mais importante para garantir um bom sono é deitar e levantar sempre à mesma hora! Assim o nosso sono será mais reparador, e sentir-nos-emos mais frescos ao acordar. Variar uma ou duas horas é o suficiente para desacertar o nosso ritmo circadiano.

A primeira tentação é o fim de semana. As noitadas provocam uma alteração dramática, mais notório com a idade. Ficarmos umas horas a mais na cama, dá igualmente cabo do ritmo. E o mesmo se diz de deitar mais cedo. Nestas circunstâncias, é preferível acordar à mesma hora e compensar com uma siesta durante o dia, em vez de andar vários dias a recuperar o ritmo. Mas tenha atenção à sua duração, porque pode rapidamente piorar as insónias se prolongar demasiado a siesta… No final, vai ver que poupa tempo…

Tags:

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

{ 4 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Iluminação eficiente e sono » Poupar Melhor
  1. Qualidade de sono » Poupar Melhor
  1. O poder da siesta! » Poupar Melhor
  1. Dormir nu » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *