Limpar ficheiros duplicados

Detectar e eliminar ficheiros duplicados não é propriamente simples, e pode não ser eficiente. É todavia um problema que ocorre cada vez mais frequentemente, e para o qual convém ter algumas ferramentas disponíveis.

Como utilizo Windows e Linux, procurei ter uma solução que fosse utilizável nos dois ambientes. O software que utilizo é o dupeGuru, mas há muitos outros com funcionalidades para todos os gostos.

Para funcionar, o dupeGuru só precisa que lhe indiquemos uma ou mais directorias onde queremos que ele detecte ficheiros repetidos. Depois, é só esperar pelos resultados para obter uma lista com os ficheiros repetidos. Nos resultados pode ordenar por várias colunas (por ex., a dimensão, para limpar rapidamente repetidos de grandes dimensões), pode seleccionar determinados ficheiros e executar sobre eles determinadas opções (eg. remover ou mover para outro local).

O dupeGuru oferece ainda versões específicas para tratar músicas e fotos. Nestes casos, parece detectar duplicados próximos (eg. fotos invertidas), mas a verdade é que nunca tendo experimentado, fica aqui apenas a referência…

Ecrã do dupeGuru

Ecrã do dupeGuru

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *