Maldita latência!

A latência é um conceito fundamental em muitos domínios, mas do qual a maior parte de nós não se dá conta. É um conceito fundamental em sistemas de telecomunicações, em sistemas informáticos, e em muitas mais situaçõses. Pessoalmente, é um dos conceitos mais importantes com os quais lido na minha vida profissional.

Em sistemas de comunicações, há latências minúsculas, e outras que nos irritam. É muitas vezes mais importante que a própria velocidade de rede, como já este artigo revelava em 1996. É um conceito por exemplo determinante quando se joga online. É porque 1 milissegundo pode fazer toda a diferença… Mas há latências muito maiores, como aquelas associadas ao tempo de carregamento de sites lentos.

Um operador Internet sueco, ume.net, fez uma demonstração extraordinária deste conceito, só que aplicado à vida real. Com uma latência de 3 segundos, literalmente todos nós ficamos descontrolados! Vejam o vídeo seguinte, e vejam como a latência é realmente incómoda, quando é muito elevada:

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Latência no futebol » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *