O perigo do Radão

O radão é um gás radioactivo, inodoro e incolor, pelo que não o podemos detectar com os nossos sentidos. O radão é normalmente a maior fonte de radiação a que estamos sujeitos, sendo inalado pelos pulmões. Nos Estados Unidos é mesmo a segunda causa de morte por cancro de pulmão, apenas atrás do tabaco.

Muitas vezes preocupamo-nos muito com as emissões de radiações, esquecendo-nos que elas nos podem estar a entrar em casa todos os dias! Neste artigo, Alcides Pereira explica que há locais em Portugal onde as concentrações são das mais elevadas do Mundo! Como se pode ver no mapa acima (adaptado deste documento do ITN), as concentrações deste gás são maiores no norte e centro do País.

O maior problema é o da acumulação de radão nas nossas habitações. Como ele emana do solo, e mesmo das rochas utilizadas na construção, uma das soluções mais eficientes é selar as fendas existentes no pavimento ou paredes. A ventilação é igualmente uma boa solução para este problema, embora seja visível no mapa que tal prática não é a ideal para os locais onde existe maior probabilidade de ser afectado por este gás, especialmente no Inverno…

Se vive numa das zonas com maiores concentrações de radão, não entre em pânico! Procure saber se na sua localidade já terá sido efectuado algum levantamento; tal já ocorreu em alguns concelhos, e pelo menos Oliveira do Hospital já tem mesmo um mapa de risco. Se concluir que a sua casa tem riscos acrescidos, então poderá ser útil medir as concentrações de radão. Tem um custo (menor se for associado da DECO), mas pode vê-lo como um investimento…

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. As medições de radão no ar interior também são efectuadas pelo Laboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra (www.dct.uc.pt/lrn). Já utilizei os serviços deste laboratório, que mede não só o radão no ar interior bem como outros elementos radioactivos em águas, solos, etc.

  2. Bom Dia,
    Obrigado pela referência ao Laboratório de Radioactividade Natural da UC. Fica como outra referância para os leitores.
    A.Sousa

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Coisas cancerígenas como a carne processada » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *