O poder da siesta!

Local preferido das minhas siestas

Local preferido das minhas siestas

Sempre gostei de uma boa siesta, mas infelizmente tenho tempo para poucas! Como apenas me referi uma vez às siestas, está na altura de evidenciar as suas virtudes.

A siesta, como o nome indicia, teve a sua origem aqui ao lado em Espanha. Está sobretudo associada ao facto de que o trabalho nos momentos de maior calor se torna penoso. E tem raízes históricas, e já o meu avô preferia acordar cedo, trabalhar, e depois descansar durante as horas de mais calor… Não é pois de estranhar que esta tradição esteja enraizada nos países mais quentes, sendo uma tradição inexistente nos países mais frios.

Todavia, parece que a Ciência tem cada vez mais encontrado provas das virtudes da siesta! Naska et al., em 2007, associaram a siesta a uma redução de 37% na mortalidade coronária na Grécia, especialmente entre trabalhadores do sexo masculino. As vantagens na aprendizagem e processamento de informação foram referenciadas neste artigo. Outros estudo parecem indiciar que a siesta é uma melhor alternativa que a cafeína. Há até estudos a comparar se é melhor uma siesta deitada ou de pé?

Se nunca experimentou, saiba que para uma siesta ser útil, isso não significa dormir a tarde toda! Na verdade, a siesta deve ser bastante curta, mas a isso voltaremos num artigo próximo.

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>