Procrastinação na hora de ir para a cama

Adormecendo frente à TV?

Adormecendo frente à TV?

Na semana passada introduzimos o tema da procrastinação. Uma das situações em que é mais frequente esse hábito, é na altura de ir para a cama… Os miúdos e adolescentes arranjam todas as desculpas para se deitarem tarde. E os adultos também! É só mais uma vista de olhos no e-mail ou no facebook, só mais um episódio da nossa série preferida e…, já há muito passou da hora para ir para a cama!

Há várias décadas, os nossos pais e avós regulavam o seu sono mais pelo sol, mas com a iluminação artificial, e não sei quantas mais razões, a verdade é que nos deitamos cada vez mais tarde. E já sabemos que quanto menos sono, pior é o nosso desempenho

O problema começa igualmente a ser estudado em termos académicos. Muito recentemente, um estudo de Kroese et al. analisou a problemática, concluindo que pessoas com menos auto-regulação tendiam a procrastinar mais na altura de ir para a cama. Sem surpresas, relacionaram aquelas pessoas que admitiam uma maior procrastinação neste domínio, com sono insuficiente.

É claro que este é uma tema complexo na Sociedade Moderna. Mas das próximas vezes que for para a cama, analise até que ponto está a procrastinar demasiado?

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *