Protejam os vossos Androids do Stagefright

stagefrightFoi descoberto recentemente um grande buraco no Android, e que afecta basicamente todas as versões. Ainda não se sabem todos os pormenores, mas não falta muito. O buraco pode permitir a um estranho tomar conta do nosso telemóvel. Concordo em que é o pior bug de sempre no Android. Comparado com este, o que referimos neste artigo é uma brincadeira de crianças. Para isso, só precisam de saber o nosso número e enviar-nos um MMS à medida. Pouco podemos fazer para evitá-lo.

O problema existe em 950 milhões de telemóveis Android. E em teoria, podiam ficar todos contaminados e muito depressa… Basta pensar no Slammer. Basta imaginar que bastaria enviar um MMS para a primeira vítima, e depois o vírus poderia enviar para todos os contactos da primeira vítima. E por aí fora…

A probabilidade disto vir a acontecer num futuro não muito distante não é desprezável. E embora não haja, que eu saiba, um workarround para correção do problema por parte do Google, uma possibilidade é retirar a capacidade de receber MMS. Na verdade, como não os utilizo, eu já retirei a capacidade de me enviarem MMS.

Para fazer isso, é preciso ir às configurações do Android, e retirar o APN de mms. Notem que ao fazer esta configuração, a sua reposição não será fácil e dependerá de operador para operador. No meu Android foi ir a “Settings”, depois a “Mobile Networks”, e a “Access Point Names”, e retirar o alusivo a MMS. O processo está bem descrito nas respostas deste artigo. Adicionalmente, na app de Messaging, nos Settings, retirei a selecção em “MMS auto download”.

Infelizmente, estes problemas de Segurança estão a aumentar desmesuradamente. No outro dia falamos no hacking de carros, mas há muito mais. É que onde há tecnologia, os problemas estão lá, à espera de ser explorados…

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. des·pre·zí·vel
    (desprezo + -ível)
    adjectivo de dois géneros
    Merecedor de desprezo (ex.: atitude desprezível). = ABJECTO, MISERÁVEL, VIL

    “desprezível”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/desprez%C3%ADvel [consultado em 31-07-2015].

  2. Miguel,
    Obrigado pela correcção! Na verdade foi a confusão com desprezável, bastante bem explicada aqui:
    http://linguagista.blogs.sapo.pt/405849.html

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *