Qualidade da Internet móvel

Gosto muito de estatísticas de telecomunicações, e foi por isso que vi com interesse um estudo da OpenSignal de há uns meses atrás, sobre a qualidade das redes LTE (4G) a nível mundial. Digerindo isto por partes, a OpenSignal é uma entidade que referenciamos neste artigo, e que proporciona uns mapas catitas, como este para a zona a norte de Lisboa, com o nível de sinal do meu operador, a MEO:

Cobertura MEO a norte de Lisboa

Cobertura MEO a norte de Lisboa

Pessoalmente, porque tenho alguns problemas de cobertura em determinados locais, verifiquei que estão até identificados, apesar de eu não contribuir de momento para estas estatísticas. Também dá para perceber que falta medir níveis de sinais numa percentagem significativa desse teritório, embora os locais e vias mais importantes estejam bem representados.

Mas, voltando ao estudo LTE, ele foi realizado em Fevereiro deste ano, e compara as redes de muitos operadores mundiais. Os melhores estão na Coreia do Sul e Singapura, enquanto por Portugal estamos no meio da tabela, como se pode ver no gráfico abaixo. A velocidade é bastante maior na Vodafone, enquanto a maior cobertura de LTE é observada na NOS.

LTE em Portugal

LTE em Portugal

Os dados valem o que valem, mas dão-nos algumas indicações. Uma das quais é que há lugar para melhorias substanciais na qualidade da oferta de dados móveis no nosso País…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *