Quanta memória usa um browser

browser-scores-chart2.png

10 Popular Web Browsers Tested for Memory and CPU Usage (2012) no site Raymond.cc

Procurei na web quem tivesse as mesmas preocupações com a memória dos browsers que nós no Poupar Melhor e encontrei o site Raymond.cc que fez em tempos o teste a 10 browsers em 2012 e publicou os dados.

Os recursos nos computadores são finitos. Falamos de memória, capacidade de processamento, largura de rede ou armazenamento em disco.

Com o tempo, os criadores de software vão adicionando funcionalidades. Com a pressa de lançar novas versões e a velocidade de evolução das máquinas topo de gama, o cuidado com esses recursos, na nossa opinião, vai sendo cada vez menos.

browser-comparison-2015-2

Memory usage do site UpToDown.com

Em 2015, o site uptodown.com publicou os seus próprios testes, mas com só com 4 browsers. Infelizmente os dados não são comparáveis.

Enquanto nenhum dos testes aponta para o uso superior de memória do Firefox em relação aos restantes browsers, há mesmo quem se dedique ao esforço de reduzir a memória que o Firefox usa usa.

Mas nem todas as melhorias conseguem contrarias que a perceção da capacidade dos browsers depende também do uso que lhes damos:

browser-page-load-time-100607459-large.png

The best web browser of 2015 na PCWorld.com

A medição do desempenho dos browsers comparada com e sem Flash parece ainda apontar para a redução da prestação do browser quando usa Flash.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *