about:memory

Sou um utilizador há muitos anos de Firefox. Só pontualmente utilizo outros browsers como o IE ou o Chrome. Aprendi a viver com ele, com todas as suas vantagens e desvantagens. Já falei aqui sobre alguns dos seus pormenores, como neste artigo, em que referenciei um pequeno add-on que nos ajuda a gerir os tabs, e a ganhar algum espaçamento vertical.

O problema do Firefox é que é um voraz consumidor de memória. Um dos problemas que me causa frequentemente é bloquear pela falta de memória. Esse problema agrava-se com a minha utilização de máquinas virtuais.

Para verificarem quanta memória o vosso Firefox está a consumir, e como essa utilização de memória está distribuída, basta carregarem na barra de endereços o seguinte texto: about:memory

O browser mostrará então, como o exemplo abaixo evidencia, onde é que a memória do browser está a ser utilizada. A forma como essa informação técnica é mostrada é bastante complexa, e mesmo para especialistas dessa área, pode revelar-se de difícil compreensão.

Do meu lado, são dezenas os tabs que mantenho abertos. Sempre ao alcance de um click. E o consumo de memória nota-se, especialmente em páginas com muitas imagens. Por isso, essas não ficam muito tempo abertas… Na verdade, são os sites os grandes responsáveis por esta utilização abusiva dos nossos recursos, pelo que quando eles não gostam de estar optimizados, somos nós que temos que estar alertas.

Resultado de about:memory

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Quanta memória usa um browser » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *