Sábado é o melhor dia para atestar

Na semana passada abordamos o “efeito segunda-feira” verificado em Espanha. Fomos procurar descobrir se tal efeito se verificaria também em Portugal. Para isso, utilizamos os dados que são disponibilizados pela DGEG.

Para simplificação, analisamos os valores médios diários da Gasolina 95 (também fizemos ao Gasóleo; conclusões praticamente idênticas), no segundo semestre de 2012, e os valores de início de 2013. O resultado, em função da evolução por cada dia da semana, é visível no gráfico abaixo (clique para ampliar). Por cada semana, entende-se que o primeiro dia corresponderia à segunda-feira, por ser esse o dia em que tradicionalmente se observam variações nos preços dos combustíveis.

Gráfico Preço Médio da Gasolina na DGEG

Preço Médio da Gasolina por dia da semana

Da análise deste gráfico resultam algumas evidências claras:

  • Durante o segundo semestre de 2012, são claramente visíveis os valores mais baixos dos terceiros Domingos de cada mês, resultante da promoção da GALP. Em 2013, esses valores mais baixos dos Domingos desapareceram.
  • Os valores dos Sábados são quase sempre os mais baixos de cada semana.
  • O valor das segundas-feiras é claramente o mais elevado, quando se assiste a uma queda de preços.

Dos aspectos anteriores, o primeiro é auto-explicado. No que toca ao segundo aspecto, colocamos os valores numa tabela, visível abaixo (clique para ampliar), sendo que cada linha da tabela é uma semana. Nesta tabela, cada célula está colorida. Quando a célula apresenta uma cor amarela, representa uma subida relativamente ao dia anterior; quando é verde, representa uma descida de preços face ao dia anterior; uma cor branca de fundo significa que o valor não se alterou.

Preço Médio Gasolina nas últimas 40 semanas

Preço Médio da Gasolina nas últimas 40 semanas

Da tabela, rapidamente se extraem algumas conclusões:

  • Em todas as sextas-feiras, das últimas quarenta semanas, verificou-se uma descida dos preços médios da Gasolina 95. Tal é claramente visível pelo facto da coluna da sexta-feira ser toda verde.
  • Em todos os Sábados, das últimas quarenta semanas, verificou-se uma descida adicional de preços face aos valores de Sexta-feira.
  • As descidas de preços observadas aos Domingos verificaram-se quando se verificou a promoção da GALP no terceiro Domingo do mês, bem como no último Domingo.
  • Na grande maioria das segundas-feiras do mês verificou-se um aumento de preços.

Do terceiro aspecto adicional, relativo ao facto de que o valor das segundas-feiras ser claramente o mais elevado, quando se assiste a uma queda de preços, há que fazer uma avaliação contextualizada com as subidas e as descidas de preços. Os Media dão-nos conta regularmente que as subidas e descidas se vão efectuar no início da semana. À análise deste aspecto voltaremos rapidamente.

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

{ 3 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Anónimo
  1. Sites e blogs de Literacia Financeira | Boonzi - Finanças Pessoais | Literacia Financeira | Orçamento Familiar
  1. Crude vs. Gasóleo em Portugal » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *