Sacos de vácuo para alimentos

Alimentos embalados a vácuo

Ontem falamos da utilização de sacos de vácuo para as roupas e e outros artigos de lar. Mas os sacos de vácuo, e a preservação em vácuo, pode ser também utilizada na cozinha. Na verdade, vários alimentos chegam-nos embalados em vácuo.

A embalagem em vácuo, ao retirar o ar, diminui a capacidade de multiplicação de micro-organismos aeróbios. Em especial, particularmente importante é a redução de oxigénio, dificultando o crescimento desses micro-organismos. Serve por isso para prolongar o prazo de determinados alimentos. Constitui ainda uma alternativa e/ou complemento à refrigeração. Existem várias soluções de embaladoras a vácuo, mas é necessário a utilização de embalagens especiais.

Apesar de reduzir a contaminação por micro-organismos aeróbicos, a verdade é que a utilização de vácuo favorece a proliferação de organismos anaeróbicos. No caso da utilização de vácuo para preservar alimentos, os maiores perigos estão associados ao desenvolvimento da Clostridium botulinum, associada ao botulismo. É uma doença de declaração obrigatória, mas esta é daquelas que regista menor número de ocorrências. Ainda assim, e por esta razão, não utilizo a técnica de vácuo na cozinha de nossa casa…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *