Semáforos Inteligentes

Uma das coisas que me faz alguma confusão é a estupidez dos semáforos! Quase sempre ficamos chateados quando estamos parados num semáforo! Há coisas muito simples que se podem fazer, algumas mesmo com a infra-estrutura actual. Tal é o exemplo da passagem da luz vermelha, a vermelha e amarela, durante dois ou três segundos, antes de passar a verde. Reduz a ansiedade, e melhora significativamente a fluidez do tráfego. Para condutores experientes permite ainda reduzir a velocidade de aproximação ao semáforo, para permitir a sua passagem, sem ter que parar completamente… Mas também é verdade que, para condutores agressivos, tal pode não ser uma boa ideia!

Em termos nacionais, a cidade que mais me marca é Viseu. O cronómetro associado a alguns dos seus semáforos é muito útil, conforme podem ver no vídeo abaixo. Para os peões é interessantíssimo, mas a poupança para os automobilistas é também substancial! Quando está vermelho, e sabemos que vai ficar verde dentro de segundos, podemos engatar e estar prontos. Em carros com o sistema start-stop, as vantagens também são óbvias. Naqueles que o não são, se sabemos que o semáforo vai estar vermelho um minuto, então podemos desligar o motor! E aquela ansiedade do semáforo desaparece! E quando vemos, à distância, como o semáforo vai ficar, podemos maximizar a técnica descrita neste artigo.

Por isso, creio que está na hora de melhorarmos estes sistemas, que já são da idade da pedra. Embora possam custar algum dinheiro, os ganhos de produtividade seriam grandes! E as poupanças de combustível, à escala de cidades grandes, seriam igualmente importantes! Está na hora do Gertrude ter um sucessor.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *