Tamanho de ecrãs

Está a pensar comprar uma televisão nova? Ou um monitor? Então, se é como eu, já ficou provavelmente muito confuso com as múltiplas dimensões que por aí há…

Se estamos a falar de televisões, o mais provável é que a principal medida seja a diagonal do ecrã. Mede-se quase sempre em polegadas, coisa que para todos aqueles que estão habituados ao sistema métrico, têm alguma dificuldade de compreender.

Depois, há os formatos, com os mais habituais a serem o 16:9 e 4:3, este último bem mais datado. Este é também muito associado às televisões, mas também aos monitores. Se repararem, um ecrã 1024×768, tem um rácio 4:3, enquanto o monitor do meu portátil tem 1366×768, quase exactamente 16:9.

Na página do Wikipedia sobre a dimensão de ecrãs podemos observar o gráfico abaixo. Aí podemos verificar como os vários formatos se comportam, até comparativamente com os formatos de papel convencionais, como o A4 e A3. É uma forma rápida de verificarmos as dimensões, até quando consultamos as características de um ecrã online:

Várias dimensões de ecrãs

Várias dimensões de ecrãs

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Distância ao televisor » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *