Use o Picasa para organizar as suas fotos

Picasa watermark from Google

O Picasa retira o esforço de organizar os nossos ficheiros de fotos.

Com o Picasa, esta tarefa é feita de forma eficaz e eficiente devido a múltiplas facilidades, como o reconhecimento facial das pessoas que fotografamos.

Sem o Picasa, teria de arrumar cada grupo de ficheiros na pasta do evento, atribuindo-lhes nomes relevantes e mantendo a ordem cronológica e provavelmente alterar o nome de algumas fotos para codificar informação relevante para qualquer pesquisa.

Uso esta solução pois a quantidade de aparelhos que tiram fotografias ao nosso dispor e o numero de fotografias que tiramos aumentou.

Os sistemas operativos dos computadores trazem soluções que facilitam esta tarefa, mas não facilitam se tivermos mais de um computador. O Picasa permite organizar as fotos diretamente no sistema de ficheiros do computador.

Existe uma versão para Apple, para Windows, e até uma solução para usar no  Ubuntu. Como o Google descontinuou sem grande alarido a versão para GNU/Linux, tem de ser feito algum esforço de linha de comandos, mas as instruções para instalar a última versão do Picasa no Ubuntu estão todas lá.

O Picasa permite escrever em campos escondidos no ficheiro da fotografia informação sobre as caras que identifica e ainda, se quisermos, ligá-las à lista de contactos do Gmail. A opção de partilharmos ou guardarmos as fotos online está disponível, mas eu não utilizo e aconselho cautela no seu uso.

Picasa mantém as datas e adapta os nomes das pastas para as reconhecermos no sistema de ficheiros. Esta facilidade garante que se abrir os mesmos ficheiros a partir de um Picasa noutro computador, essa informação é usada.

Isto é principalmente útil para quem queira manter as fotos num disco externo e partilhar esse disco entre vários computadores e mesmo sistemas operativos.

Tags: , ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. O espaço ocupado em disco no OS X » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *