O espaço ocupado em disco no OS X

Disk Inventory X

Disk Inventory X

Para descobrir no Apple OSX onde está a ser utilizado o espaço em disco usei o Disk Inventory X. Esta aplicação apresenta-nos graficamente o espaço ocupado em disco pelos ficheiros, como mostram neste video do site Macbreaker.

Quando troquei de portátil para um portátil com disco SSD, como em quase tudo o que faço, lá andei a fazer contar à vida, às necessidades que procurava colmatar e aos ganhos que pretendia obter da troca de equipamentos. O tamanho do disco com que vinha originalmente instalado era um problema essencialmente porque o computador ficava bem mais caro à medida que o disco tinha mais espaço.

Trocados os computadores e movido o perfil do meu utilizador do disco do computador antigo para o novo, lá descobri que havia espaço a menos e ficheiros a mais, principalmente porque uso o computador para guardar todas as fotos e filmes da família. Mas mesmo retirando as fotos da equação, o espaço ainda estava curto, pelo que fui à procura de uma solução para resolver o problema.

O A.Sousa já tinha andado no Windows à procura do espaço no disco. Era um problema que se colocava principalmente até ao surgimento a baixo custo de discos internos, mas que vai deixar de ser uma coisa do passado. Usei o mesmo método que o A.Sousa para saber onde andava o espaço em disco e movi para um disco externo os ficheiros de uns trabalhos gráficos que andavam por ali dos tempos em que era designer.

Os discos que dantes eram compostos por peças moveis são hoje mais rápidos se foram feitos de pastilhas de memória: Solid-State Drives (SSD). O custo por Megabyte destes discos é cada vez mais baixo, mas ainda é caro quando comparado com o dos antigos discos rígidos (HDD). Mas independentemente do custo, as vantagens de utilizar um disco SSD são óbvias e parecem-me sobrepor-se aos problemas que esta nova tecnologia possa trazer. O mais óbvio destes problemas é a falta de espaço para entulhar ficheiros e ficheiros sem nos preocuparmos com isso.

 

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Velocidade do disco » Poupar Melhor
  1. Como não limpar o disco no Apple OSX » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *