Decomposição do preço da electricidade

Recentemente, neste artigo sobre o preço da energia na Europa, colocamos um gráfico onde se evidencia que os impostos e taxas que pagamos no preço da electricidade, são dos mais elevados na Europa. Enquanto isso, o preço da energia propriamente dito, permanece baixo. Mais recentemente, e conforme referenciado pelo nosso leitor João Santos, o presidente da EDP referiu que o “preço da electricidade em Portugal está abaixo da média da UE“. Perante esta confusão, a que não é alheia investigação que fizemos no passado, como por exemplo a confusão de preços nas estatísticas oficiais, fomos procurar levantar mais um pouco o véu sobre este tema.

Para este artigo, baseamo-nos num documento da ERSE, “Tarifas e Preços para a Energia Elétrica e outros serviços em 2013“. O documento é particularmente extenso e de difícil leitura. Todavia, na página 200, está um gráfico bastante elucidativo sobre a composição dos preços da electricidade em Portugal. O gráfico, visível abaixo, decompõe o preço da electricidade pelas parcelas “Energia e Fornecimento”, “Uso de Redes e Gestão do Sistema” e “Custos de Interesse Económico Geral”:

Decomposição do preço da electricidade

Decomposição do preço da electricidade

No gráfico podemos observar que a parcela da energia é a maior, mas que as restantes duas não lhe ficam muito atrás. Tal é particularmente verdade para os consumidores em BTN (Baixa Tensão Normal), a metade direita do gráfico, que corresponde nomeadamente aos consumidores domésticos. A análise do gráfico permite assim constatar que, para nós, os clientes domésticos, o custo “Energia e Fornecimento” não representa nem sequer metade do que pagamos na factura da electricidade…

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Para ajudar à “festa”, saiu hoje o Decreto-Lei nº 74/2013
    http://dre.pt/pdf1sdip/2013/06/10700/0321703218.pdf
    que obriga a ERSE “a elaborar, no final de cada semestre, (…) sobre o impacto na formação de preços médios da eletricidade no mercado grossista em Portugal de medidas e eventos extramercado registados no âmbito da União Europeia e os seus efeitos redistributivos nas diversas rubricas de proveitos que influem nas tarifas de energia elétrica

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>