Frustração com Nexus 5x

O meu smartphone de há 4 anos começou a dar problemas. Parte do ecrã deixou de funcionar, não sei se é obsolescência programada, mas parece. Poderia funcionar seguramente mais dois anos, pelo menos, mas não…

Como a parte do ecrã que deixou de funcionar é essencial para algumas acções, que nem mesmo a rotação resolve, tive que começar a pensar numa alternativa. E em função dos problemas de segurança que atingem os Android, que aparentemente os fabricantes tradicionais não resolvem, já há bastante tempo tinha assumido que quando comprasse um telemóvel novo, teria que ser um garantido pela Google: os Nexus.

Na passada quinta-feira, lá tive acesso ao meu novo Nexus, o LG/Google Nexus 5x. A ideia era aproveitar este período da Páscoa para fazer a transição, nomeadamente de dados & apps. Logo na quinta-feira, liguei-o à corrente, ficou a carregar, até que o liguei e comecei o processo de instalação. Acabei também fazendo todos os updates, um montão deles, com montões de interacções/reboots, etc. Muito Microsoft-like.

Pouco tempo depois, dei conta que não estava a carregar. Na verdade, ele ficara a carregar no início, e durante o processo de instalação. Algures, deixara de carregar. Deixei-o ligado à corrente, e na sexta fui vê-lo logo depois de acordar. Descarregara a noite inteira!

Alguma coisa estava mal. Infelizmente, o Nexus 5x vem só com um carregador USB tipo C, tipo de carregador do qual não tenho ainda outro exemplar. Portanto, nada de conseguir diagnosticar o transformador ou o cabo. Para piorar as coisas, a Google não inclui um simples adaptador para o USB normal, o que me iria obrigar imediatamente a comprar esse adaptador…

Voltei à Internet, para perceber se este era um problema normal. Uma pesquisa rápida no Google por “Nexus 5x charging problems” dá uma imensidão de pessoas com problemas envolvendo o carregamento destes equipamentos, como este. E outros problemas que ainda não experimentei, como este, que me deixaram muito apreensivo.

Fui dar uma volta à secção de ajuda do Google, que nunca tinha utilizado. A experiência foi bastante traumática, sobretudo porque tinha esperança que funcionasse segundo os padrões que esperamos da Google!

A coisa até começou bem, pois uma das hipóteses encaixava que nem uma luva no problema. Carreguei em “My Nexus device won’t charge or turn on“, mas as hipóteses seguintes não tinham qualquer seguimento no meu caso:

Não dá para escolher

Não dá para escolher

Experimentei as duas hipóteses. Nenhuma delas se aplicava, mas no segundo caso, nem sequer há uma hipótese do procedimento de despiste falhar:

Onde pára o No ???

Onde pára o No ???

Voltei à primeira. Que, mais cedo ou mais tarde, há-de ser a situação em que o telemóvel vai ficar. Fiz os testes todos, mas nada! Bateria sempre a descer. Havia uma hipótese para deixar os nossos dados para sermos contactados. Preenchi e tentei submeter. Não funcionava! Porquê? Porque estava a preencher fora de horas????? Nem sequer pude submeter o pedido, e como se pode ver, nem faço a menor ideia quando poderei fazê-lo:

Chamada? Qual chamada?

Chamada? Qual chamada?

Enfim, estou terrivelmente desiludido com a Google! Ou a LG? Vendem-nos os Nexus como a oitava maravilha do Mundo, fazem um telemóvel que não é propriamente barato, e é só problemas? Os meus e os doutros? Ainda não sei o que vou fazer, mas não me admirava que haja mais histórias para contar aqui…

Finalmente, da próxima vez que procurarem informação sobre um telemóvel que querem comprar, não pesquisem as suas capacidades na Internet, como eu fiz. O que eu devia ter pesquisado era “Nexus 5x problems”!

Tags:

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. É uma situação bastante chata mas é daquelas em que não se pode generalizar. Há muitos aparelhos com defeitos, este LG Nexus 5x é só mais um.

    Tenho comprado sempre Nexus, já tive um Galaxy Nexus, um Nexus S, o Nexus 5 e agora o Nexus 5x e nunca tive problemas. Também acompanho fóruns sobre esta série e nunca li nada semelhante ao aqui relatado.

    Mas o Nexus deste artigo não está na garantia?

  2. Dav7,
    Ainda bem que não tem tido problemas. Eu já não posso dizer o mesmo!
    Comprei 5ª feira, ainda carregou um bocado, mas a partir daí, não pára: vai em 54%. De vez em quando volto a tentar mas nada!
    Quanto a problemas, basta seguir os links que eu pus, e em particular pesquisar no Google! São tantos os casos que até assusta. Parece estar relacionado com o carregador, que na verdade são feitos por vários fabricantes, pelo que estarão relacionados com determinados lotes.
    Obviamente está na garantia, mas pelas histórias que li na Internet, não auguro nada de bom…

  3. Onde foi comprado?
    Muitas lojas “fisicas” permitem, durante um período de tempo (p. ex. 15 dias) a troca por uma outra solução para o investimento feito.

    Boa sorte

  4. MM,
    Não vou culpar a loja, que hoje até teve um comportamento razoável. E certamente não têm culpa nenhuma.

    Enfim, trocaram-me o carregador, e já carrega. Surpresa, surpresa, teve o contacto para o qual liguei do Google (acrescentado na lista dos números verdes), quando percebeu a trapalhada que vai nas páginas lá do site deles…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *