Gelo para arrefecer quarto?

Há algumas vezes que me dá para experiências um pouco amalucadas… A motivação imediata desta decorreu das várias experiências que fiz de arrefecer a casa de férias. A experiência visava provar que uma determinada ideia não iria funcionar…

A ideia amalucada é a de que um pedaço de gelo pode arrefecer uma divisão. A ideia costuma estar associada ao conceito de fogareiro (uma muita má ideia, diga-se de passagem), e se uma coisa pode aquecer, a outra não poderá arrefecer?

Comecei por congelar exactamente 1 litro de água dentro de um tupperware. Não fiz ainda as contas a quanto me custou, mas o conceito está explicado aqui. A água/gelo esteve no congelador cerca de 14 horas…

Na quinta-feira da semana passada, pelas 08:15 enfiei o tupperware com gelo no quarto, com um recipiente por baixo, para que a condensação não causasse estragos. O resultado é o gráfico abaixo,com a curva a azul a representar o termómetro entre o gelo e a janela, e a curva a vermelho a representar o termómetro mais para o interior do quarto. Em ambos os casos, os termómetros estavam a cerca de um metro do gelo.

Como se pode observar, depois de colocado o gelo, a temperatura continuou a baixar em ambos os casos. E é aí que está o busílis da experiência: é que a introdução do gelo não foi feita no momento correcto, na minha opinião. Mesmo que o gelo funcionasse, não justificaria o trabalho para baixar um décimo de grau centígrado. Ainda assim, nada como uma nova experiência, para tirar as dúvidas…

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. A ideia é interessante, mas permita-me completá-la.
    No Hipers, existe à venda uns aparelhos de arrefecimento a água e gelo. São bem mais baratos do que os de ar condicionado e gastam muito menos energia, cerca de 45W. Possuo um em casa e apenas uso-o nos dias mais quentes. Trata-se de um ventilador com um reservatório para água e outro para gelo. Eu costumo usar água previamente gelada no frigorífico. Não é tão eficiente como o Ar Condicionado, mas anda lá perto.
    No seu caso, experimente ligar um pequeno ventilador, direccionado para o seu cubo de gelo e verá a temperatura a descer mais. É necessário, porque o calor propaga-se melhor do que o frio. Além do mais, o calor pode acumular-se nas paredes e no tecto.
    Se morar numa vivenda, o melhor é forrar o sótão com mantas de lã de rocha, vai sentir uma diferença abismal!
    Espero ter sido útil!

  2. Santos,
    Obrigado pelos comentários. Não conhecia os aparelhos que refere, pelo que vou investigar!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *