Grana Padano: ralado ou inteiro

Grana Padano

Grana Padano

Quem acompanha os podcasts do Poupar Melhor já me deve ter ouvido falar do queijo Grana Padano. Vou ao Lidl há muito tempo e é este o queijo que compro para compor as massas que fazemos.

Quando fui comprar o queijo desta vez decidi procurar aqueles detalhes de que falamos às vezes aqui no Poupar Melhor. Se repararem no preço por quilograma vão ver  que o Grana Padano ralado custa muito mais por quilograma que o queijo por ralar:

  • Ralado = €19,90; e
  • Por ralar = €14,45.

A diferença por quilograma é substancial. A embalagem de queijo ralado só tem 100 grama, enquanto a de queijo por ralar tem 200 gramas. Como gostamos bastante de queijo aqui em casa, cortamos umas fatias muito finas de Grana Padano que  comemos enquanto bebemos um pouco do vinho tinto que sobrou da refeição.

A minha dúvida aqui é: sabendo que ninguém aqui em casa come queijo ralado à colherada, será que o queijo ralado duraria mais tempo ou menos tempo que o queijo por ralar.

É claro que a dúvida não será essa, mas perceber a razão que leva a cobrar mais por um queijo já ralado quando a versão por ralar no permite obter muito mais prazer que a versão ralada.

Tags:

{ 5 comments to read ... please submit one more! }

  1. Eles estão considerando o valor da mão de obra e da maquinario para ralar o queijo. :)
    Sem entrar na questão da razão do fabricante para um preço cerca de 38% mais alto devemos analisar se ao custo da mão de obra – que é alto naquela região italiana está sendo atribuido um preço justo e justifica tal acréscimo. O queijo relado tem como qualquer produto que se aumenta a superfície de contato uma probabilidade maior de se deteriorar mais rápido. Também está embutido com certeza, um preço para a “preguiça” do consumidor em ralar o queijo na hora – o preço da mão de obra deste, mas você está correto para mim – há mais uso e maior durabilidade do queijo quando se compra um pedaço de queijo.
    Atenciosamente,
    Sueli Ventura

  2. Observando a sua foto e sem oportunidade de ir fazer observação no LIDL neste momento não consigo ver na equiteta se o “pedaço” também tem 16 meses de cura como o ralado. O tempo de cura é um fator diferencial no produto queijo.
    Sueli Ventura

  3. Amiga Sueli, fiquei cheio de curiosidade sobre a questão da cura. Vamos ter de ir ler os rótulos melhor.

  4. Amanhã passo lá.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *