Mensagens subliminares

Há muito tempo atrás, foi-me vendida a história das mensagens subliminares, e de uma em particular, que havia sido testada nos cinemas. Contei-a há uns dias no jantar de família. A história é simples: investigadores haviam inserido num filme num cinema as frase “Eat Popcorn” e “Drink Coca-Cola“. Cada uma dessas frases foi mostrada por 1/3000 de segundo, cada cinco segundos. Os resultados do estudo foram a de que, depois da exibição dos filmes com essas mensagens subliminares, os espectadores saíam e compravam muitas mais pipocas e Coca Cola. Malditas mensagens subliminares!

Não sei onde, nem quem, me contou esta história. Mas como muitas coisas na minha vida, senti-me na obrigação de enviar os links com mais pormenores relativos às mensagens subliminares. Foi quando fazia essa pesquisa rápida que me apercebi que esta experiência havia sido afinal uma fraude! Descobri rapidamente que até há teses sobre o assunto

Enfim, para além do filme, repus a verdade no jantar seguinte. Mea culpa! Bendita Internet, que nos ajuda a descobrir a verdade até rapidamente, quando a queremos descobrir. Porque muitas vezes, limitamo-nos a propagar notícias e ideias que não são bem verdade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *