O Mundo em 2505?

Já assistimos a muitos filmes que nos dão uma visão de futuro. A maioria dos que vi mostram-nos uma Raça Humana muito evoluída. Alguns, poucos, dão-nos uma visão aterradora e/ou apocalíptica.

Não estava por isso preparado para o filme que vi no passado fim de semana. Devo dizer que é politicamente incorrecto, mas tem porventura alguns ensinamentos muito importantes.

Curiosamente, o filme vai no sentido de alguma percepção que venho recolhendo nos últimos anos. A ciência evolui numa direcção assustadora. E muitas coisas estão efectivamente a regredir…

Se não acredita, vou pegar apenas num exemplo: o da exploração espacial. Os Americanos foram pela última vez à Lua em 1972. Na verdade, nesse ano de 1972 foi a última vez que Humanos ultrapassaram a órbita baixa da Terra. Nessa década, ainda conseguiram lançar várias sondas com muito sucesso. E, no início da década de 80, surgiu o Space Shuttle. Mas, a partir daí, foi sempre a descer. No início da década de 90 lançaram um telescópio com miopia, que teve que levar com uns óculos mais tarde. Uns anos mais tarde, outra nave espacial falhou porque se confundiram quilómetros com milhas. Há uns anos, o Space Shuttle deixou de voar, porque entre outras coisas, acabou o stock de processadores 8086. E depois de dois de cinco deles terem causado a morte de todos os astronautas a bordo. Nestes últimos anos, a simples ida ao espaço está dependente do taxi russo Soyuz. Há pouco mais de um ano, a falha na tentativa de privados chegarem perto do espaço resultou de um erro confrangedor. Entretanto, é cada vez mais difícil lá chegar

O filme “Terra de Idiotas” (“Idiocracy” em Inglês) é uma visão assustadora sobre o nosso futuro. Infelizmente, na minha opinião, parece ser mesmo nesse sentido que a Sociedade Moderna caminha… Se ainda não viu, pode ver o trailer abaixo, para ficar com uma ideia do que o futuro nos reserva:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *