Quantos quilos perdemos a dormir?

Perdendo peso...

Perdendo peso…

Esta é uma pergunta difícil. A maior parte de nós tenderá a negligenciar esta perda de peso, e eu próprio só a assimilei há algum tempo atrás, quando comecei a fazer registos de peso… No final deste artigo talvez pense que o valor a que cheguei é muito exagerado! Já veremos…

Tudo começou quando verifiquei que perdia peso durante a noite, sem ter ido à casa de banho, nomeadamente para urinar. Ficou para mim bastante claro que a culpa seria da respiração e transpiração… Arranjar valores concretos foi algo mais difícil. Na literatura, uma das referências comuns é o “IEA Annex 14 Sourcebook” onde se referencia que uma pessoa produz 30 a 60 gramas/hora de vapor de água em actividade leve. Outras fontes referem um litro de vapor de água por dia. Extrapolando um pouco, não será de admirar se produzirmos entre 200 a 300 gramas de vapor de água todas as noites…

Como também produzimos dióxido de carbono na respiração, também aí perdemos peso! Num Mundo em que o dióxido de carbono é um grande vilão, é impressionante como é difícil descobrir quanto produzimos cada um! Nesta página arquivada da Internet podemos verificar que uma pessoa produz, em média, um quilo de CO2 por dia, o que se traduzirá em cerca de 200 a 300 gramas por noite…

Assim sendo, eu diria que perdemos quase meio quilo de peso todas as noites apenas a respirar! Tal valor é coerente com aquele que tenho observado na balança. Mas o que eu gostaria era de ter valores ainda mais precisos! Alguém me ajuda?

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Tenho como hábito regular pesar-me antes de deitar e ao levantar e sim, os valores rondam normalmente os 400 a 500g.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. A matemática da perda de peso » Poupar Melhor
  1. Copo de água de cabeceira » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *